Notícias - 6 de fevereiro de 2020 A transformação do varejo e a era dos novos modelos de negócios Apoio ao Comércio Um tema recorrente quando se fala em varejo é a constante transformação no comportamento do consumidor, o ritmo que isso ocorre e as consequências no universo do consumo. A definição que representa o cenário atual é conhecida como V.U.C.A. do acrônimo em inglês: Volatilidade, Ambiguidade, Incerteza e Complexidade. Esse ambiente exige uma reflexão profunda e de certa forma, rápida nas empresas. Caso contrário podemos dizer que em dez anos existirão somente três tipos de empresas: – as que nasceram com mindset moderno – as que transformaram seu mindset – as que deixaram de existir Esses movimentos geram naturalmente inquietude no mercado e a necessidade de se reinventar, inovar e renovar. Por consequência ocasiona a disrupção no mercado. E quando isso acontece, surgem os novos modelos de negócios. Essa disrupção acontece principalmente quando esses novos modelos ganham volume, escala e interrompem o curso normal de um processo tradicional. No livro a Quarta Revolução Industrial de Klaus Schawab, o autor enfatiza que estratégias que se concentrarem somente na redução de custos serão menos eficazes do que aquelas baseadas em produtos e serviços pensados de formas mais inovadoras. Esses pensamentos se complementam e deixam claro que será preciso rever diversos elementos contidos no ambiente de negócios. Destaca-se o comportamento das novas gerações de consumidores, o apelo por solução e conveniência, cada vez mais fortes nas relações de consumo e o interesse pela sustentabilidade, seja ela social, ambiental ou econômica. Esses são alguns dos desafios desse novo mundo que enfrentamos para atrair e reter consumidores e manter a marca jovem e atual. A realidade é que vivemos em uma nova era, onde modelos tradicionais e convencionais estão sendo superados por novos modelos de negócios. Temos acompanhado mudanças em formatos e conceitos de lojas, a criação de ecossistemas de negócios suportados por tecnologias e experiências marcantes. Foco e muita energia estão sendo colocados em solução e na forma de entregar aquilo que o consumidor precisa de uma maneira ainda mais conveniente e principalmente, multicanal e em qualquer ponto de contato com a marca. Ainda que em pequena escala muito se fala em sustentabilidade com iniciativas de cadeia circular de abastecimento e do recommerce atendendo às necessidades e comportamento das novas gerações. E o que move todas essas mudanças é o consumidor, ocupando seu espaço no centro das decisões. Fonte: Mercado&Consumo Publicações similares Apoio ao Comércio 19 de outubro de 2023 CONFIRA QUAIS SÃO AS INTENÇÕES DE COMPRAS DOS CONSUMIDORES PARA A BLACK FRIDAY 2023 Com o objetivo de sondar as expectativas de vendas para a Black Friday 2023, e te … Apoio ao Comércio 26 de setembro de 2023 EXPECTATIVA DE MERCADO PARA O DIA DAS CRIANÇAS 2023 Com o objetivo de sondar as expectativas de vendas para o Dia das Crianças 2023, elaboramos … Apoio ao Comércio 25 de setembro de 2023 CDL/BH APRESENTA PROPOSTAS PARA MINISTÉRIO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA A entidade propôs emendas para dar destaque maior às atividades de Comércio e Serviços nas MPEs … Apoio ao Comércio 25 de setembro de 2023 PARA COMÉRCIO, REDUÇÃO DA SELIC VAI IMPULSIONAR VENDAS DO SUPER-TRIMESTRE CDL/BH acredita que crescimento da economia poderá ser mais robusto com nova taxa O setor de comércio …