Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Acidentes com consumidores

Apoio ao Comércio


Lojistas, a responsabilidade pelos acidentes envolvendo clientes dentro das lojas recaem, na maioria das vezes, sobre o comerciante. Saiba como evitá-los !


De acordo com o Códgo de Defesa do Consumidor, é de responsabilidade do comerciante prever acidentes dentro e fora do estabelecimento comercial, e agir de modo a evitar que esses venham a ocorrer.


Por ser , o estabelecimento comercial,  um ambiente de visitação onde ocorrem os contratos e exercícios de determinada atividade comercial, o lojista deve possuir sobre seu domínio as condições de segurança necessárias para o devido funcionamento de seu comércio. Considera-se existente o vínculo entre o consumidor e o comerciante desde a fase negocial, mesmo que a contratação de bens ou serviços não seja efetivada.


Havendo violação desses deveres de proteção, o comportamento faltoso do comerciante e de seus empregados caracterizam uma conduta ilícita e, sendo assim, não cabe ao consumidor a respectiva prova. A vítima do dano deve ser ressarcida do mesmo pelo dono do estabelecimento, cabendo-lhe agora provar a efetivação e quantificação do dano material e/ou moral sofrido.


No entanto, quando comprovado que não houve culpa e que foram tomadas, diligentemente, todas as medidas preventivas para que nenhum acidente ocorresse, ou ainda que ocorreu prestação de socorro, é possível que haja a redução do valor da indenização ou até mesmo exclusão da condenação.


Conforme decisão proferida pela 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, que reformou parcialmente sentença da 17ª Vara Cível de Fortaleza, a empresa e a sua seguradora foram condenadas a indenizar uma costureira que sofreu um acidente no interior do estabelecimento comercial. A mulher que escorregou no piso molhado teve ressarcimento fixado em R$ 20 mil, por danos morais, pagos pela seguradora, e R$ 204,92, por danos materiais, pagos pela empresa.


Outro caso ocorreu mediante sentença estabelecida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, que responsabilizou civilmente o estabelecimento comercial onde ocorreu a queda de uma consumidora provocada por um produto espalhado no chão. A parte acusada não comprovou qualquer causa excludente de sua responsabilidade e deverá indenizar por dano moral configurado tendo valor compatível com a gravidade na lesão e os transtornos provocados.


Vale atentar-se ao fato de que, anúncios que mencionam o perigo eminente não afastam a responsabilidade da empresa pelo acidente. O ideal é que o lojista instrua e prepare sua equipe de empregados para agirem com cuidado e estarem aptos para prestarem socorros quando necessário.

 

Publicações similares

Notícias gerais
27 de março de 2024
PLANO DE REGULARIZAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS: PROGRAMA DE PARCELAMENTO DE ICMS ENTRA EM VIGOR

Nesta quarta-feira, 27, foi publicada o Decreto nº 48.790/2024, que regulamenta a  Lei 26.612/2023 que instruiu …

Notícias gerais
27 de março de 2024
SAIBA AS REGRAS PARA O FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO NO FERIADO DA SEXTA-FEIRA SANTA

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte – CDL/BH informa que o comércio de Belo …

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Notícias gerais
22 de março de 2024
ESTAMOS DE OLHO: CONFIRA OS DESTAQUES NAS CASAS LEGISLATIVAS

Modernização do Código de Posturas; Subcomissão para acompanhar regulamentação da reforma tributária; folga quinzenal aos domingos …