Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Alerta: mais um golpe na praça

Apoio ao Comércio


Estão sendo divulgados em sites anúncios que prometem retirar do cadastro de proteção ao crédito nomes de consumidores inadimplentes em troca de dinheiro.



Paga-se para recuperar o crédito e sair da lista de devedores.



O golpista pede à vítima todas suas informações pessoais e uma quantia exorbitante em espécie para, segundo o mesmo, excluir qualquer registro de inadimplência constante em cadastros de proteção ao crédito.



Alguns consumidores, também, alegam ter recebido e-mails, supostamente encaminhados pelo SPC Brasil, com comunicados de cobrança e notificações de protestos de débitos inexistentes. Informamos que o SPC Brasil não encaminha notificações de registros por e-mail e que seu domínio eletrônico, o que consta após a “@” em um endereço eletrônico, é @spcbrasil.org.br . Alertamos, ainda, que arquivos com extensão do tipo .rar. geralmente são compactados/executáveis que podem conter códigos maliciosos à serem executados assim que o destinatário tenta abrir/visualizar o link enviado.



A CDL/BH informa que seu arquivo de dados relativos a pessoas físicas e jurídicas tem por objetivo facilitar e dar maior segurança às operações mercantis, de serviços e instituições financeiras.



Para que um registro de inadimplência seja retirado do banco de dados SPC Brasil é imprescindível que o devedor efetue o pagamento de seus débitos.



Cumpre esclarecer que o prazo prescricional de publicidade do registro é de cinco anos, conforme §1º do art. 43º do Código de Defesa do Consumidor.  Todavia, importante lembrar que, mesmo após o término deste prazo a dívida continua existindo, podendo ser quitada a qualquer momento, o que prescreve é a disponibilidade da informação no banco de dados.

 

Publicações similares

Notícias gerais
18 de abril de 2024
CONVENÇÃO COLETIVA DO COMÉRCIO 2024/2025

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte – CDL/BH informa que foi divulgada a Convenção …

Notícias gerais
18 de abril de 2024
CDL/BH CONSEGUE DECISÃO JUDICIAL QUE EXCLUIU O ICMS DA BASE DE CÁLCULO DO PIS E DA COFINS

Por muitos anos foi exigido pelas autoridades fiscais que os contribuintes considerassem o ICMS na base …

Notícias gerais
12 de abril de 2024
RESTAURAR, PRESERVAR E INVENTAR SÃO DESTAQUES NAS COLEÇÕES QUE SE APRESENTAM NO MINAS TREND

Para a CDL/BH, patrocinadora do evento, empresas precisam ficar atentas a um público cada vez mais exigente …

Notícias gerais
9 de abril de 2024
EMPRESÁRIOS MINEIROS DESEMBARCAM NA EXPO ÓPTICA

Missão organizada pela CDL/BH e Sebrae Minas leva 48 participantes de 33 empresas para a maior …