Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Anastasia expõe os resultados do Choque de Gestão

Apoio ao Comércio

O governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, esteve presente na sede da CDL/BH nesta quinta-feira (10) para falar para empresários e autoridades sobre o desenvolvimento do Estado e seus projetos. 
 
Anastasia destacou o modelo de governo voltado para resultados, o Choque de Gestão, iniciado em Minas na gestão do ex-governador Aécio Neves, há 10 anos, o que resultou no crescimento dos índices de desempenho do Estado em vários setores, como educação, saúde, economia, infraestrutura e transporte. “Nossa primeira preocupação é em relação ao planejamento, temos que mudar essa cultura do imediatismo”, disse.
 
Minas fechou o ano passado com um crescimento de 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB), bem superior ao resultado nacional, que ficou em 0,9%. A taxa de desemprego no estado está em 6%, enquanto que a do país representa 6,7%. Segundo Anastasia, na educação não é diferente: o estado foi avaliado com nota 6, pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), enquanto o Brasil apresenta a nota de 5,1. O governador demonstrou também a evolução no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que é composto pelos itens renda, saúde e educação. Segundo ele, ainda há desigualdades, sendo o Vale do Jequitinhonha a região com os piores índices, mas ela vem sendo desenvolvida, visando reduzir as disparidades. 
 
Segundo o governador, o Choque de Gestão foi implementado em três fases, sendo a primeira caracterizada pela reorganização do Estado e redução de despesas, depois em 2007 veio a entrega de resultados e a última, iniciada em 2011, foi a gestão em rede, para compartilhar os resultados com todo o Estado. 
 
Apoio às MPEs
 
Um grande desafio do governo é diversificar nossa economia. Segundo Anastasia, a taxa de empreendedorismo em Minas é muito pequena, em comparação à de países vizinhos, por exemplo. Grande parte dos empreendimentos está nas mãos de micro e pequenos empreendedores, responsáveis pela absorção de grande parte da mão-de-obra disponível, por isso ele ressaltou o papel importante que as MPE’s têm na economia mineira e o que tem feito para incentivá-las. 
 
Ele destacou que Minas iniciou um trabalho para identificar quais são as cadeias produtivas do Estado, quais as suas potencialidades e averiguar as necessidades de qualificação para essas áreas. Também disse que o governo conseguiu aumentar a participação das MPE’s mineiras nas compras do Estado. E citou a sansão da lei que criou o Estatuto Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, em Julho deste ano, como exemplo de fomento ao setor. 
 
Turismo
 
Anastasia destacou os investimentos na Capital e interior para atração de turistas para o Estado, seja para conhecer o patrimônio histórico de Minas, a nossa gastronomia, ou participar de algum evento de negócios. “Estamos apostando na internacionalização de Minas, e queremos fomentar a vocação de BH, que é o turismo de negócios”, afirmou ao ressaltar que os shows realizados no Mineirão esse ano, colocou Minas no circuito internacional de grandes eventos. 
 

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …