Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Anotar atestados médicos em carteira de trabalho gera dano

Apoio ao Comércio

O registro de atestados médicos na carteira de trabalho caracteriza dano à privacidade do empregado. Um grupo varejista foi condenado a pagar R$ 5 mil de indenização por dano moral por anotações feitas no documento de um empregado. O ato ultrapassou os limites do artigo 29 da Consolidação das Leis do Trabalho, que proíbe o empregador de fazer anotações desabonadoras à conduta do trabalhador.


 


Um dos registros na carteira do empregado dizia: “Associado apresentou justificativa de ausência através de atestado médico de 8 dias”, após ter justificado faltas ao serviço. Demitido sem justa causa após dois anos de trabalho como ajudante de depósito, ele alegou que a medida “maculou” o documento e pediu indenização por danos morais de 40 salários mínimos (R$ 28.960).


 


Em contestação, a empresa alegou que as anotações não foram desabonadoras, pois os novos empregadores concluiriam que o empregado justifica suas faltas, o que poderia ser benéfico para sua imagem. O juízo de primeiro grau considerou que a empresa tentou prejudicar o ajudante de depósito na obtenção de futuros empregos.


 


Embora a apresentação de atestado médico se trate de exercício de direito do empregado para justificar sua falta ao trabalho, não se pode desconsiderar o fato de que sua anotação na carteira de trabalho possa, no futuro, prejudicar nova contratação.


No TST, o ministro entendeu que a carteira reflete toda a vida profissional do trabalhador e que a medida não se mostra razoável nem necessária, só podendo ser interpretada como forma de pressão ou de retaliação por parte de seu empregador. 


 


Publicações similares

Notícias gerais
16 de janeiro de 2025
Vendas de material escolar começam a movimentar o comércio

Lojistas do segmento esperam crescimento de até 6% e descontos do pagamento à vista chegam a …

Notícias gerais
16 de janeiro de 2025
Liquidações prometem movimentar o comércio neste início do ano

Expectativa da CDL/BH é que o setor continue o ritmo de crescimento nas vendas. Planejamento é …

Notícias gerais
16 de janeiro de 2025
Belo Horizonte em imersão na NRF 2025

Setor de comércio e serviços da capital mineira participa do maior evento do varejo mundial Até …

Apoio ao Comércio
16 de janeiro de 2025
Vendas de Natal foram positivas para o varejo da capital mineira

Segundo levantamento da CDL/BH junto aos empresários, o tíquete médio foi 8% maior que no último …