Notícias - 16 de agosto de 2016 Aprenda a estabelecer metas para sua equipe de vendas Apoio ao Comércio É preciso alguns cuidados quando for estabelecer uma política de compensação e metas. Para ser motivadora, além de factível, ela precisa considerar carteiras de clientes compatíveis com cada perfil existente em sua força de vendas. Recomendo atribuir clientes aos vendedores favorecendo o perfil de cada um com os objetivos da empresa em cada caso. Por exemplo, o “lobo solitário”, como caçador que é, gosta de desafios, novos negócios. Já o “construtor de relacionamentos” prefere ser fazendeiro e não caçar. Gosta de plantar e colher. Se você misturar isso, poderá criar problemas e desmotivar os dois. Ter desafios compatíveis com os perfis é motivador. Preste atenção a isso, mas não se esqueça de mexer com a zona de conforto deles também. Muitas vezes os objetivos da empresa exigem que os vendedores tomem atitudes diferentes de seu perfil. A remuneração variável é um instrumento poderoso para motivar o vendedor a se alinhar com objetivos da empresa. Considere este argumento ao montar o plano de compensação de sua equipe. Isto pode ser feito, por exemplo, definindo metas para novos clientes, negócios com produtos novos e satisfação de clientes para todos. Assim você forçará cada perfil a se adaptar a características diferentes, importantes para a empresa, mesmo não sendo confortável para um ou outro vendedor. Mantenha a remuneração fixa. Sem ela o vendedor passa a acreditar que seu tempo deve ser usado somente em visitas a clientes ou atividades ligadas diretamente a vendas. Ele não se sente motivado a participar das atividades de gerenciamento, a usar sistemas de acompanhamento de vendas ou qualquer outra atividade que não seja vender. Esta atitude diminui a capacidade de gestão e administração de vendas o que prejudica o desempenho individual e da equipe. Sem gestão, as chances de bons resultados diminuem muito. Use a política de metas e modelos de remuneração que componham parte fixa e variável como instrumentos de gestão. Você estará ajudando a sua empresa a atingir os resultados e motivando o vendedor a se desenvolver e melhorar cada vez mais seu desempenho. Enio Klein é gerente geral nas operações de vendas da SalesWays no Brasil e professor de vendas e marketing da BSP – Business School São Paulo. Publicações similares Apoio ao Comércio 20 de maio de 2022 Confira o que foi destaque nas casas legislativas nesta semana A CDL/BH acompanha de perto os trabalhos no Legislativo e atua para incentivar as proposições e … Apoio ao Comércio 18 de maio de 2022 Prefeitura de Belo Horizonte prorroga pagamento do IPTU do mês de maio Nesta quarta-feira, 18, por meio da Portaria SMFA nº 033/2022, o Município de Belo Horizonte prorrogou … Apoio ao Comércio 13 de maio de 2022 Confira o que foi destaque nas casas legislativas nesta semana A CDL/BH acompanha de perto os trabalhos no Legislativo e atua para incentivar as proposições e … Apoio ao Comércio 3 de maio de 2022 Prorrogado o prazo de adesão aos parcelamentos de débitos da união Na última sexta-feira, 29 de abril, por meio da Portaria nº 3.714/2022 a Procuradoria Geral da …