Notícias - 24 de maio de 2016 As lojas de proximidade Apoio ao Comércio De tempos em tempos surgem tendências em formato de lojas que são rapidamente adotadas por players do varejo. Já passamos pela expansão dos hipermercados, o surgimento dos atacarejos e o crescimento das drogarias/perfumarias, para citar alguns. A bola da vez são as lojas de proximidade. O Casino lançou as bandeiras Minuto Pão de Açúcar e Mini Mercado Extra. O Carrefour desenvolveu o Carrefour Express. O Dia%, atuando no Brasil desde 2001, atualmente possui mais de 800 lojas que priorizam a proximidade. Raízen, BR e Ipiranga, em função da poderosa capilaridade das lojas de conveniência (aproximadamente sete mil lojas), também começam a avaliar elementos do modelo para aproveitar essa oportunidade. Em um mundo cada vez mais soterrado na tecnologia, o consumidor se habitua a agilidade e rapidez. O e-commerce entrega uma grande variedade de produtos a poucos cliques, faz recomendações de compras e “conhece” seu padrão de consumo. As lojas de proximidade são uma parcela da resposta a essa tendência. Elas entregam sortimento mais focado, maior velocidade de decisão e pagamento, reposição mais frequente (transmitindo a ideia de produtos mais frescos em FLV), praticidade e conveniência por não ter que enfrentar o trânsito e ser próxima. Mas, para maximizar a penetração dessas lojas, há também um eficiente movimento de modernização e inovação das redes. A experiência é valorizada incluindo o aprimoramento do visual merchandising e adoção de novas tecnologias de interação. A atenção ao Foodservice acompanha o novo perfil do consumidor que aumentou o consumo fora de lar (aproximadamente de 33% do gasto em alimentação), as refeições intermediárias (os lanches detém 23% do tráfego) e o take away. As novas estratégias de sortimento merecem um debate adicional, principalmente pela valorização da marca própria. Ocupando um papel cada vez mais relevante, que supera 30% do faturamento na rede Dia%, os produtos de marca própria costumam apresentar margem superior (até 25% acima das marcas do fabricante) e elevada responsabilidade na fidelização dos clientes. A valorização da qualidade, sustentabilidade e preocupação com a saúde são exigências dessa nova geração de marca própria. O potencial de transformação no cenário de consumo das lojas de proximidade pode ser percebido quando olhamos a realidade do mercado europeu, que tem nesse formato uma grande concentração das vendas. Essa possibilidade chama a atenção de outras empresas como a Heinkein que desenvolveu o conceito da Beer Cave para as lojas AmPm dos postos Ipiranga e até mesmo a Amazon, que acaba de fechar parceria com a rede Oxxo (13 mil PDVs no México) para servir como ponto de entrega das compras efetuadas pelo site. A Oxxo se beneficiará de taxa operacional e um aumento no fluxo de clientes! Atuar no formato de proximidade, entretanto, exige um modelo de negócio especifico que integre a massificação da operação, em função do número de lojas, com elevado grau de flexibilidade na definição do sortimento e do preço, adequados a área de atuação. A logística é crítica, pois a maximização da área de vendas depende da otimização do estoque e da eficiência no abastecimento, além de se submeter às restrições de mobilidade em áreas residenciais. Os grandes varejistas do Brasil estão segmentando a operação para se adequar as exigências do formato como, por exemplo, o Carrefour que disponibilizou um centro de distribuição apenas para a bandeira Carrefour Express. Fonte: GSMD – Artur Motta Editado Publicações similares Apoio ao Comércio 26 de março de 2024 APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças … Apoio ao Comércio 19 de março de 2024 INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024 Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, … Apoio ao Comércio 14 de março de 2024 CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou … Apoio ao Comércio 26 de janeiro de 2024 EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …