Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Associados, fiquem atentos ao golpe da lista telefônica

Apoio ao Comércio


O já conhecido “Golpe da Lista Telefônica” não é novidade, há anos vem fazendo vítimas em todo o país e, recentemente, o Departamento Jurídico da CDL/BH recebeu ligações de alguns associados que foram vítimas desse golpe.


Como funciona o golpe: um empregado da empresa recebe uma ligação, no outro lado da linha, uma pessoa simpática e bem treinada informa que a ligação é apenas para confirmação de dados, que não haverá nenhum custo para atualizar os dados da empresa na lista telefônica digital. Eles informam que será enviado um documento por e-mail que deve ser assinado e enviado com urgência para que o nome da sua empresa seja veiculado na lista telefônica na internet. Em seguida, um e-mail é enviado para a vítima, que deve bater o carimbo da empresa, assinar e enviar por e-mail para que seja feita a tal “confirmação” dos dados.


Após a assinatura da vítima, a empresa responsável pelo golpe começa a enviar boletos de cobrança, ameaças de protesto, inscrição nos órgãos de proteção ao crédito e mais, eles chegam ao absurdo de se identificarem como tabeliães de cartórios.


Os lojistas devem ficar atentos e não devem aceitar qualquer contrato com anúncio publicitário em lista telefônica. A não ser que já conheça a empresa responsável, devem sempre duvidar de contratos “sem custo” e de ligações que pedem para assinar qualquer documento e devolver com urgência.


Essa atitude caracteriza crime de estelionato e orientamos que, caso tenha sido vítima deste golpe, procure a Polícia Civil e faça um Boletim de Ocorrência.


Os PROCON’s e Juizados Especiais de todo país já conhecem esse golpe, e o que verificamos é que essas empresas mudam de nome e CNPJ constantemente. Esses estelionatários fazem pressão psicológica com as vítimas, alegam que o nome será protestado ou inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, ligam e mandam e-mails ameaçadores exigindo o pagamento urgente dos boletos e, algumas vezes, concedem até “desconto” no valor total da dívida se a vítima quiser rescindir o contrato após o prazo de 07 (sete) dias, reduzindo a suposta dívida em 40%.


A recomendação é que o fornecimento de qualquer tipo de dado seja feito apenas de forma confiável, não bata o carimbo da sua empresa e assine qualquer documento sem ler todo o conteúdo do documento e entender porque deve assinar. Em regra, consta nestes contratos em letras pequenas a obrigação de pagamento de 12 (doze) parcelas no valor de aproximadamente de R$ 400,00 (quatrocentos reais).


Assim, para se prevenir desse tipo de golpe, a orientação é: o empresário deve orientar seus empregados no sentido de que jamais repassem informações restritas da empresa por telefone. Toda e qualquer prestação de serviço que porventura necessite ser contratada deve obedecer a critérios de checagem e verificação de todo conteúdo do contrato, verifique previamente as informações e os dados da empresa que está solicitando a assinatura daquele contrato ou documento.


Departamento Jurídico– CDL/BH

26/06/2019


 


Publicações similares

Notícias gerais
19 de abril de 2024
CONFIRA O FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO NO FERIADO DE TIRADENTES 

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte – CDL/BH informa que o comércio de Belo …

Notícias gerais
18 de abril de 2024
CONVENÇÃO COLETIVA DO COMÉRCIO 2024/2025

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte – CDL/BH informa que foi divulgada a Convenção …

Notícias gerais
18 de abril de 2024
CDL/BH CONSEGUE DECISÃO JUDICIAL QUE EXCLUIU O ICMS DA BASE DE CÁLCULO DO PIS E DA COFINS

Por muitos anos foi exigido pelas autoridades fiscais que os contribuintes considerassem o ICMS na base …

Notícias gerais
12 de abril de 2024
RESTAURAR, PRESERVAR E INVENTAR SÃO DESTAQUES NAS COLEÇÕES QUE SE APRESENTAM NO MINAS TREND

Para a CDL/BH, patrocinadora do evento, empresas precisam ficar atentas a um público cada vez mais exigente …