Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Avenida Paraná em obras

Apoio ao Comércio

A CDL/BH distribuirá nos próximos dias um comunicado para os lojistas da Avenida Paraná com importantes dicas para se precaverem diante do fechamento e início das obras do BRT na avenida a partir do dia 08 de janeiro, próxima terça-feira.

Entre as dicas estão o planejamento de estoque, remanejamento de empregados, fidelização de clientes e segurança do local. A ação da Entidade é uma maneira de contribuir para que os comerciantes locais possam se planejar melhor, evitando maiores prejuízos como os ocorridos na Praça da Savassi e Avenida Santos Dumont.

Desde o início das obras de implantação do BRT na Área Central, em abril de 2012, a CDL/BH vem acompanhando a execução das intervenções e atuando para a redução dos impactos negativos destas obras no comércio local.

Em conjunto com outras entidades representativas do comércio, a entidade solicitou à PBH algumas reivindicações para a redução destes impactos, como a instalação de placas indicando as lojas situadas nos quarteirões interditados, apresentação do cronograma detalhado das obras, indicação do número de trabalhadores, manutenção de 3 turnos de trabalho, ampla divulgação das alterações viárias, reforço dos órgãos de segurança pública, instalação de iluminação provisória adequada, entre outros.

Informe-se sobre o andamento das obras na CDL/BH

A CDL/BH atua na defesa dos interesses de seus associados, sempre buscando a redução dos impactos das obras no comércio. Por isso, acompanhará de perto a intervenção da Avenida Paraná. Para se informar sobre o andamento das obras ou fazer solicitações, entre em contato com a Entidade, por meio de seu balcão de relacionamentos, pelos telefones: 3249-1666 ou 3249-1733 ou pelo e-mail: institucional@cdlbh.com.br

Confira as dicas do comunicado que será entregue aos lojistas

PLANEJAMENTO DE COMPRAS

Sabendo que haverá uma diminuição no fluxo de pessoas e de vendas, dependendo do seu tipo de atividade, você pode trabalhar com estoque menor e planejar suas compras.

CONTRATO DE LOCAÇÃO

Constatando que houve redução do seu faturamento no período de obra, tente acordo com seu locador para a redução temporária do valor da locação ou adiamento da cobrança de certo percentual para período posterior às obras, de forma a manter o contrato e ter os benefícios após as obras.

O locador não tem o dever de atender a esse pedido, mas se não houver tal iniciativa de sua parte, ele não saberá da sua necessidade e ficará sem ajudá-lo.

FIDELIZANDO CLIENTES

Alternativas devem ser buscadas para não afastar o cliente do seu estabelecimento. Por isso, enquanto as obras ainda não tiverem iniciado, converse com seus clientes e mostre a eles as vantagens de continuar a frequentar o seu estabelecimento.

REMANEJAMENTO DE EMPREGADOS

Se você tem uma filial, poderá remanejar alguns empregados para sua matriz ou outra filial, de modo a diminuir os custos do estabelecimento localizado na área de obras.

SEGURANÇA

O ambiente de obras é mais propício à ação de bandidos. Apesar do pedido de aumento do efetivo de segurança pública, faça sua parte e avalie as condições de segurança de sua loja, reforçando as trancas e a iluminação da fachada. 

RECOMPOSIÇÃO DE PREJUÍZOS

Em virtude de um trabalho conjunto da CDL/BH, a Prefeitura de Belo Horizonte criou a Junta Administrativa de Indenizações – JAI.

Essa Junta tem competência para apreciar pedidos administrativos de indenização, decorrentes de danos causados pela administração pública a terceiros.

Portanto, quem se sentir lesado por ato da administração pública municipal de BH deverá protocolar na Central de Atendimento Presencial – “BH RESOLVE” o pedido de indenização, dirigido à Procuradoria-Geral do Município, para distribuição à Junta. Sendo assim, poderá pleitear indenização perante a Junta Administrativa de Indenizações, até o limite de R$ 15.000,00, apenas para danos materiais, estando excluída a indenização por danos morais.


DOCUMENTOS QUE DEVEM  INSTRUIR O PROCESSO:

O pedido deverá vir instruído pelo requerente com os documentos que comprovem os fatos alegados e a especificação de outras provas que pretenda produzir, podendo outros documentos serem, protocolados posteriormente no caso de fato ou documento novo.

Detalhes da obra do BRT na Avenida Paraná

A obra será realizada em etapas, sendo a primeira entre os dias 08/01 e 28/05, quando toda a avenida será interditada no sentido Praça da Rodoviária/Mercado Central.

A Pista oposta permanecerá liberada para o trânsito de veículos até o dia 29/05, quando será iniciada a segunda etapa, com interdição da pista no sentido Mercado Central/Rodoviária, até o dia 24/09. Durante esta etapa, o trânsito será desviado para a pista contrária, concluída na primeira etapa.

Entre 05/06 e 25/10, as intervenções serão feitas no quarteirão da Avenida Santos Dumont, entre as ruas Curitiba e São Paulo, com a interdição de um sentido por etapa e desvio para a rua dos Caetés.

Com a interdição, 84 linhas de ônibus deixarão de circular pela Avenida Paraná e terão seus trajetos e pontos de embarque/desembarque desviados para a Avenida Olegário Maciel e as ruas dos Guaranis e Curitiba. Com esta mudança, cerca de 10 mil passageiros/dia deixam de utilizar os pontos da Avenida Paraná.

 

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …