Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Banco Central mostra satisfação com desaceleração da inflação

Apoio ao Comércio

O Banco Central indicou satisfação com o progresso nas perspectivas de desinflação da economia brasileira nos horizontes relevantes para a política monetária em ata do Comitê de Política Monetária (Copom), mas repetiu que o corte na taxa básica de juros dependerá de fatores que permitam maior confiança no alcance das metas para a inflação, em particular o alvo de 4,5 por cento em 2017.



 


Na semana passada, o BC manteve a Selic em 14,25 por cento ao ano –mesmo patamar há mais de um ano– e abandonou a expressão de que não havia espaço para corte de juros, usada nos últimos meses, levando boa parte do mercado a apostar em possível redução na taxa mais cedo que o anteriormente esperado, em outubro.



 


Até então, as perspectivas gerais eram de que o movimento de corte viria somente em novembro, último encontro do Copom do ano.



 


Ao mesmo tempo em que mostrou satisfação sobre as perspectivas de inflação, todos os membros do Copom também demonstraram "preocupação com as expectativas de inflação para 2017" vistas na pesquisa Focus e pelo cenário de mercado, ambas acima do centro da meta de 4,5 por cento pelo IPCA.



 


Para diminuir os juros, o BC repetiu que deve antes ver avanços em relação à persistência dos efeitos do choque de alimentos na inflação.



 


Também ponderou que componentes do IPCA mais sensíveis à política monetária e à atividade econômica devem indicar desinflação em velocidade adequada, e que a incerteza sobre os ajustes necessários na economia precisa diminuir, mencionando diretamente as medidas fiscais.



 


Depois de já ter chamado atenção na semana passada para o fato de índices de preços no atacado indicarem possível arrefecimento do choque de preços de alimentos, com eventual efeito favorável sobre o IPCA, o BC apontou na ata que "é possível que ocorra uma reversão desses preços ao consumidor, diminuindo riscos de efeitos secundários desse choque sobre outros preços na economia".



 


Fonte:  Exame – Editado


Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …