Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

BC e CNDL firmam acordo de cooperação

Apoio ao Comércio


 Um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) na área de cidadania financeira foi assinado no final da tarde desta terça-feira (6/3) pelo Banco Central (BC) e a Confederação Nacional de Dirigentes e Lojistas (CNDL), entidade que administra o SPC Brasil. Por meio de ações coordenadas, palestras, pesquisas e cursos no campo da cidadania financeira para os consumidores brasileiros, o objetivo é reduzir o endividamento da população. 


 


De acordo com o Indicador de Uso do Crédito do SPC Brasil e da CNDL, 22% dos brasileiros tiveram crédito negado ao tentarem parcelar uma compra em estabelecimentos comerciais ou contratar serviços a prazo, em janeiro de 2018. Os principais motivos para a negativa foram a falta de comprovação de renda e restrições no CPF, exatamente por conta da inadimplência.


 


Pesquisas da CNDL indicam que apenas 18% dos consumidores brasileiros estão com as contas no azul e possuem dinheiro para consumir ou fazer investimentos. A maioria, 40%, não possui nem sobra e nem falta de dinheiro. Outros 38% encontram-se no vermelho, sem conseguir pagar todas as contas com a renda que têm.


 


Seis em cada dez brasileiros, o equivalente a 58%, não utilizaram de nenhuma modalidade de crédito (cartões, crediário, cheque especial, linhas de financiamento ou empréstimo) no último mês, de acordo com a sondagem do indicador de uso de crédito. Já 42% mencionaram ter recorrido a pelo menos uma das modalidades. 


 


Ao longo de dois anos as instituições serão responsáveis por elaborar, em conjunto, as pesquisas Indicados de Confiança do Consumidor, Uso do Crédito e Educação Financeira visando a inclusão financeira da população. Materiais voltados à educação financeira produzidos pelo BC, como o portal ‘Meu Bolso Feliz’ e o aplicativo ‘SPC Consumidor’, serão compartilhados nos canais do SPC Brasil.


 


Isaac Sidney Ferreira, Diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do Banco Central, afirmou que a iniciativa é uma busca de parcerias institucionais para fortalecer e institucionalizar o caminho de busca da inclusão financeira, educação financeira e proteção do consumidor. “A população brasileira alcança cada vez mais um nível maior no acesso ao sistema financeiro nacional. O problema é que a educação não é condizente e isso pode significar um risco potencial para o sistema e para o próprio cidadão no que diz respeito ao uso do crédito”, destacou. 


 


Ele apresentou dados que mostram que entre 2007 e 2016, o número de cliente com acesso ao sistema cresceu de 98 milhões para 138 milhões. E as contas correntes subiram de 62 milhões para 83 milhões. “O ritmo de crescimento da população bancarizada de no mesmo período analisado cresceu em um ritmo de 3.3, atingindo 87% da população”, indicou. Ferreira observou que não há nenhum município brasileiro que não possui acesso ao sistema financeiro nacional. 


 


Ferreira esclareceu que apesar de, com o acordo de cooperação, as bases de dados das instituições passarem a ser compartilhadas entre si, não será dado acesso a operações individuais sigilosas. “O intercâmbio das bases de dados e as pesquisas será para melhor aferir o comportamento daqueles que têm acesso ao varejo e ao sistema financeiro Um casamento muito interessante para fins de ações de cidadania financeira”, definiu.


 


Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …