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Belo Horizonte recebe mais uma edição do Superminas

Atuação Social

Evento é realizado em parceria entre AMIS e Amipão, o que o torna o mais diversificado do varejo alimentício no País
 
 
No último dia 21 de outubro, começou mais uma edição do Superminas 2014, o segundo maior e o mais completo e diversificado evento do varejo alimentício brasileiro. O evento que ocorre no Expominas, em Belo Horizonte, tem três dias de duração e está em sua 28º edição. A cerimônia de abertura da feira contou com a presença de diversas personalidades do segmento, do comércio e indústria. Representado o varejo de Belo Horizonte, o presidente da CDL/BH, Bruno Falci marcou sua presença durante a solenidade.
 
Durante a solenidade de abertura do Superminas, o presidente da Amis, Alexandre Poni, tomou posse do Conselho Estratégico de Defesa do Empresário (CEDE). Criado em 2013, várias entidades mineiras integram o CEDE, entre elas está a CDL/BH.
 
 
A feira – O Superminas é organizado pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e pelo Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão), uma parceria que vai para o terceiro ano consecutivo. Os participantes que em edições anteriores já chegaram a 65 mil, devem ficar na casa dos 55 mil, como na última Superminas, em 2013. O número de expositores é de 420 empresas entre nacionais e internacionais. 
 
A área de feira é composta de 25 mil metros quadrados divididos em dois pavilhões. O principal espaço do Expominas, no primeiro andar, abriga o Pavilhão Azul, onde se concentram os expositores da indústria alimentícia e de máquina e equipamentos. Já no Pavilhão Vermelho, voltado para empresas de prestação de serviços, fica no segundo andar. 
 
O Pavilhão Vermelho abriga o Espaço Internacional e a Ilha da Tecnologia e a ilha Raízes de Minas. Esta tem o objetivo de dar mais visibilidade e oportunidade de negócios para empresas pequenas e de origem mineira. 
 
Novos espaços
 
Além da segmentação em pavilhões, há a subdivisão em “ilhas”, a exemplo das seções dos supermercados. No Pavilhão Azul, estão a Ilha da Cachaça, Ilha de Vinho e Queijo, e o Espaço de FLV (frutas, legumes e verduras). 
 
Neste ano, dois novos espaços foram somados à feira. O Pavilhão Azul vai abrigar os espaços Reforma e Construção e o Logística e Distribuição. O primeiro vem ao encontro de um setor que investe fortemente em expansão. Em 2014, segundo dados da AMIS, 85 lojas estão sendo construídas no estado e outras 65 reformadas ou expandidas, com investimentos de R$ 340 milhões. 
 
O outro espaço, Logística e Distribuição, chega para atender a uma demanda também crescente no varejo. Seja em cidades menores, devidos às distâncias dos centros industriais, ou nas grandes cidades, a logística é um dos grandes desafios para o varejo. Por isso, a importância desse espaço no evento. 
 
Outra novidade no Pavilhão Azul é o Espaço dos Produtos Certificados. Numa parceria com o governo de Minas Gerais, por meio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Emater, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da secretaria de Desenvolvimento (Sede), a Superminas terá um espaço exclusivo para a divulgação de três produtos tipicamente mineiros: cachaça, café e queijo. Para participar do espaço, os órgãos do governo selecionaram produtores que têm seus produtos certificados junto ao IMA e à Emater. O objetivo é maior divulgação desses produtos junto ao varejo alimentício e ao mercado consumidor. 
 
Conhecimento
 
Completando o evento, a Superminas é composta pela parte do conhecimento, que visa à qualificação de diretores, gestores e colaboradores do varejo. São 45, atividades como consultorias, debates, fóruns, oficinas e palestras nos diversos assuntos, como RH, Marketing, Tributação, Compras, etc.. No total são cerca de 90 horas de treinamento nos três dias. 
 
Além da grade de palestras previstas no cronograma, vários outros e minicursos são oferecidos por expositores como forma de instruir o cliente. Na área de panificação, por exemplo, são oferecidas muitas oportunidades de qualificação, tanto para diretores, quanto para colaboradores. 
 
Programa Vida 
 
Com o objetivo de realizar o evento com o menor impacto ambiental possível, é desenvolvido um trabalho de conscientização dos participantes para economia de energia e de água, redução e reaproveitamento dos resíduos sólidos e doação de alimentos não perecíveis. Trata-se do Programa Vida, braço social da AMIS, coordenado pela Comissão Feminina da entidade, com o apoio do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), ligado ao governo de Minas.
 
O trabalho é desenvolvido desde 2007, durante todo o ano, mas com atuação mais forte durante a Superminas. Os alimentos não perecíveis e produtos de uso doméstico recebidos são destinados a doação para instituições de assistência social indicadas pelo Servas.
 
O material reaproveitável é selecionado por especialistas e encaminhado para reciclagem. 
 
Potencial de negócios
 
Com a integração entre os dois setores, o potencial de negócios do evento aumenta. Ao todo, o número de lojas supermercadistas no estado vai chegar a 6.970 até dezembro deste ano. Somadas aos supermercados, existem ainda, 6,3 mil padarias em Minas Gerais, segundo a Amipão. Isso significa que, até o final de 2014, os dois segmentos terão quase 13,3 mil pontos de vendas dos no estado. 
 

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