Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

CDL/BH E POLÍCIA MILITAR FAZEM PARCERIA PARA COIBIR FURTOS E ARROMBAMENTOS DE CARROS E LOJAS NA SAVASSI

Notícias gerais

Por meio do Projeto Cidadão Conectado, a ação busca conscientizar motoristas, consumidores e empresários sobre hábitos vulneráveis

Dados da Secretaria Estado de Justiça e Segurança (Sejusp) mostram que no primeiro semestre de 2023, o registro de furtos a veículos diminuiu 17,34% em comparação ao mesmo período de 2022. Em relação aos estabelecimentos comerciais, a redução foi de 4,57%. Apesar do avanço positivo, ainda são relatadas ações contra carros e lojas. No acumulado de janeiro a junho, foram registrados furtos a 4.527 veículos e a 4.962 lojas em toda a capital mineira.

Para atenuar ainda mais esse índice, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) se uniu à Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) na execução do Projeto Cidadão Conectado, que tem como foco a prevenção a furtos e a arrombamentos a veículos, lojas, bares e restaurantes.

A Savassi foi o primeiro bairro da capital a receber a atuação conjunta das entidades. A campanha começou hoje, 18, na Praça da Savassi. Foi realizada uma ação de conscientização de consumidores e lojistas sobre comportamentos e hábitos que favorecem arrombamentos e furtos como, por exemplo, bens materiais expostos no interior de veículos estacionados em vias públicas, pertences sobre mesas de bares e restaurantes e produtos em exposição nas vitrines.

Segundo o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, a  Savassi foi escolhida para esta parceria por ser uma das regiões mais movimentadas da cidade, tanto em fluxo de consumidores, quanto de carros. “Felizmente, ao longo deste ano, as ocorrências de arrombamentos e furtos no bairro têm diminuído em função da ação da Polícia Militar. Mas, ainda estamos longe do ideal. Além disso, por ser uma região que recebe pessoas de outros pontos da cidade, irá funcionar como um disseminador da campanha e da conscientização”, explicou. 

Outro ponto da parceria será a intensificação do contato entre Polícia Militar, consumidores e lojistas. De acordo com a comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar – Setor Savassi, tenente Blenda Rodrigues Amaral, ao identificarem um automóvel com objetos expostos durante o patrulhamento, os policiais militares realizam contato com o proprietário, a partir da base de dados da Polícia Militar, para que ele compareça ao local onde o veículo está e adote as medidas preventivas.  “As pessoas sempre nos agradecem e ficam surpresas com o cuidado da PM nesse tipo de situação. Já ligamos para motoristas que deixaram o carro completamente aberto”, frisou a tenente.

Dicas de segurança

Durante a ação, a Polícia Militar destacou comportamentos que podem prevenir arrombamentos e furtos. Dentre eles estão:

  • Não deixar pertences expostos em veículos e baús de motocicletas.
  • Evitar estacionar em locais escuros e sem movimentação.
  • Sempre conferir se as portas dos estabelecimentos estão trancadas ao encerrar o expediente.
  • Sempre que possível ativar os equipamentos de segurança como alarmes e câmeras.
  • Priorizar vitrines mais seguras, onde o produto não fique exposto sem alguma proteção.
  • Não deixar pertences sobre as mesas de bares e restaurantes.
  • Evitar deixar produtos em cima do balcão.

Publicações similares

Notícias gerais
21 de maio de 2024
GASOLINA SERÁ VENDIDA COM VALOR REDUZIDO EM 35% NO DIA LIVRE DE IMPOSTOS

No dia 6 de junho, o litro do combustível será comercializado a R$ 3,76. O abastecimento …

Notícias gerais
21 de maio de 2024
COMÉRCIO DE BH ENCERROU PRIMEIRO BIMESTRE DE 2024 COM CRESCIMENTO

Movimentação turística e festas do período contribuíram para o resultado positivo. Na análise mensal, fevereiro obteve …

Notícias gerais
16 de maio de 2024
DIA LIVRE DE IMPOSTOS JÁ TEM DATA MARCADA

Ação contra altas cargas tributárias será realizada no dia 6 de junho em todo o país. …

Notícias gerais
10 de maio de 2024
REDUÇÃO DA SELIC É COMEMORADA POR COMÉRCIO

Para CDL/BH, ainda que o recuo seja tímido, o impacto pode ser positivo e processo desinflacionário …