Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

CDL/BH em mais uma luta para o movimento Lojista

Atuação Social


 


Na noite do dia 02 de julho, o Plenário rejeitou por 237 votos a 150, o pedido de urgência para o Projeto de Lei 5844/13, do deputado Arthur Lira (PP-AL) que destina a multa de 10% do FGTS, no caso de demissão sem justa causa, para o programa Minha Casa, Minha Vida.


Esta contribuição surgiu em 2001, quando a multa do FGTS paga pelas empresas, nas demissões sem justa causa, passou de 40% para 50%. Essa nova cobrança foi aprovada em caráter provisório para ajudar a quitar o rombo de R$ 41 bilhões devidos aos trabalhadores que foram lesados pelos planos econômicos Verão e Collor 1 . O trabalhador continuava a receber os 40 % e os 10% restantes iam para cobrir o rombo.


Segundo empresários, as perdas foram pagas, mas a contribuição adicional das empresas, que deveria ser temporária, continua e está sendo usada para financiar programas do governo como o Minha Casa, Minha Vida. 


A CDL/BH tem lutado pra que essa proposta, que antes era provisória, não se torne definitiva e vire mais um imposto para os lojistas.


Vale lembrar que o Projeto de Lei 200/12 que elimina essa parcela, sem afetar a capacidade do FGTS, foi aprovado pelos deputados na última quarta-feira, 03 de julho, e agora aguarda a sanção na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados para ser enviada à sanção presidencial.

Publicações similares

Atuação Social
4 de outubro de 2023
FUNDAÇÃO CDL-BH É HOMENAGEADA PELOS 37 ANOS DE ATIVIDADE

A Fundação CDL-BH, braço social da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), recebeu nessa …

Atuação Social
4 de outubro de 2023
COM 245 MUNICÍPIOS ATENDIDOS, CAMPANHA SOS CHUVAS 2022/2023 AJUDOU MAIS DE 43 MIL PESSOAS EM MINAS GERAIS

Mais de R$ 1,5 milhão em recursos foram disponibilizados por meio de cartões humanitários. Doações para a …

Atuação Social
2 de outubro de 2023
ARTIGO – O PRIMEIRO PASSO PARA LIVRAR AS RELAÇÕES DE CONSUMO DE ATOS RACISTAS

Marcelo de Souza e Silva Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) No …