Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

CDL/BH: há 63 anos com o DNA da inovação

Notícias gerais


Há exatos 63 anos, em um dia 28 de junho, nascia em Belo Horizonte o Clube de Dirigentes Lojistas, o CDL. Na época, o Brasil vivia os anos dourados da era JK, um Presidente da República que, numa trajetória inédita e única até hoje, havia sido também Prefeito de Belo Horizonte e Governador de Minas Gerais. Considerado por muitos o maior estadista que o Brasil já teve, sob o seu comando o país alcançou uma taxa média de crescimento anual de quase 8%.


Naquele cenário desenvolvimentista, o comércio também estava em franca expansão. Um grupo de comerciantes da cidade resolveu se unir com o objetivo de criar uma organização para discutir conjuntamente soluções para enfrentar os problemas do segmento e representar a classe junto ao poder público.


Faço até questão de nominar um a um aqueles pioneiros. Foram eles Oscar Nicolai, da Livraria Oscar Nicolai; Renato Falci, da Casa Falci; Antônio Vidigal, da Farmácia Vidigal; Cássio José Monteiro França, da União Brasileira de Tecidos; João Vasconcelos Porto, do Supermercado SerVbem, Benzion Levy, da Ingleza Levy; João Rolla Filho, do Mundo das Meias; Sebastião Moretzsohn, da Bemoreira. O registro está eternizado no livro “BH 125 anos: Um olhar sobre a cidade, seu comércio e sua história”, obra lançada pela CDL/BH em 2017 e atualizada em 2022. A sede era um modesto conjunto de salas no antigo Edifício Araxá, na Av. Santos Dumont, 612, no centro da cidade.


Com foco em um assunto bem específico da cidade, é pouco provável que na época eles tivessem noção que aquele pequeno “clube” se transformasse em uma Câmara com dimensão nacional. Atualmente, existem de norte a sul do Brasil cerca de 1.800 CDLs. É consenso absoluto entre todas as nossas irmãs que a CDL/BH é a maior e melhor do Brasil. E não é somente pelo fato de termos o maior número de associados. Atualmente, temos uma família de quase 14 mil empresas associadas à CDL/BH. O reconhecimento também acontece devido à postura de vanguarda que sempre serviu de exemplo e inspiração para as demais.


A entidade já nasceu mostrando novidades ao país. Foi aqui, em 1961, que surgiu a ideia de criar um sistema de troca de informações capaz de apontar a situação em que se encontravam os clientes. Este foi o pontapé inicial para o surgimento do Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC, uma ferramenta de fundamental importância tanto para o empreendedor quanto para o cliente. Em pouco tempo, a novidade criada pela CDL/BH ganhou o país inteiro e estabeleceu uma nova relação entre empresas e consumidores.


Ainda na década de 60, a CDL/BH atuou junto ao Banco Central para que fossem inseridos nos talões de cheques os números do CPF ou do CNPJ dos titulares e a data de abertura das contas. A medida adotada pelo BC dificultou as fraudes e golpes numa época em que o cheque era a forma de pagamentos mais comum no país. Na segunda metade do século XX, tivemos diversos outros exemplos de iniciativas que foram adotadas em âmbito nacional.


A chegada do século XXI não foi diferente. Foi iniciativa da CDL/BH um dos projetos de maior sucesso na cidade e que melhorou muito a segurança em Belo Horizonte: o Olho Vivo. Este projeto reduziu drasticamente os índices de criminalidade em nossa capital. E o seu sucesso na capital serviu de modelo para dezenas de outras cidades brasileiras.


Em 2007, aconteceu mais uma iniciativa que extrapolou as fronteiras de Belo Horizonte e ganhou todo o Brasil: o Dia Livre de Impostos (DLI). A iniciativa nasceu na CDL/BH como forma de protestar contra a alta carga tributária no país. Este ano, o DLI chegou à 17ª edição acontecendo em mais de mil cidades em todos os estados do país, com a participação de cerca de 40 mil estabelecimentos comerciais.
Neste ano, um projeto que nasceu da parceria entre a CDL/BH e o Sebrae Minas foi adotado pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Sebrae Nacional. Nosso Varejo Inteligente, criado em 2016, agora é Varejo Inteligente Conecta Brasil. O projeto tem o objetivo de promover o desenvolvimento do setor de comércio e serviços, desmistificando a inovação e tornando sua prática possível em seu dia a dia na gestão das empresas. Em sua primeira edição nacional, estão participando 900 empresas de 30 cidades do país, por meio de capacitações, workshops, consultorias individuais, oficinas práticas e eventos de conexão.


Enfim, mesmo chegando madura e extremamente consolidada com uma instituição de respeito e credibilidade não somente com seus associados, mas em todos os níveis da sociedade, a CDL/BH chega aos seus 63 anos com o mesmo DNA da inovação que inspirou o seu surgimento em 1960.

Publicações similares

Notícias gerais
22 de abril de 2024
ESTAMOS DE OLHO: CONFIRA OS DESTAQUES DAS CASAS LEGISLATIVAS

Engenho luminoso na Praça Sete; ampliação do comércio nas ADEs; limite para contrapartidas ambientais e urbanísticas; …

Notícias gerais
19 de abril de 2024
CONFIRA O FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO NO FERIADO DE TIRADENTES 

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte – CDL/BH informa que o comércio de Belo …

Notícias gerais
18 de abril de 2024
CONVENÇÃO COLETIVA DO COMÉRCIO 2024/2025

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte – CDL/BH informa que foi divulgada a Convenção …

Notícias gerais
18 de abril de 2024
CDL/BH CONSEGUE DECISÃO JUDICIAL QUE EXCLUIU O ICMS DA BASE DE CÁLCULO DO PIS E DA COFINS

Por muitos anos foi exigido pelas autoridades fiscais que os contribuintes considerassem o ICMS na base …