Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

CDL/BH monitora mais de 500 proposições legislativas sobre o Coronavírus

Apoio ao Comércio


A CDL/BH, com o intuito de levar informações relevantes e atualizadas aos associados, está monitorando os projetos de lei nas casas legislativas que tratam do Coronavírus, especialmente aqueles que podem apoiar ou dificultar o processo de reestruturação das empresas de comércio e serviços.


 


Desde que o Presidente da República enviou a Mensagem nº 93, em 18 de março de 2020, solicitando ao Congresso Nacional o reconhecimento de calamidade pública em função da pandemia do novo coronavírus, novas proposições legislativas começaram a ser protocoladas.


 


O tema mobilizou os parlamentares que, até este momento, apresentaram 546 proposições legislativas para o enfrentamento da crise. Estão distribuídas da seguinte forma:


 


  • 289 na Câmara dos Deputados 

  • 133 no Senado Federal

  • 124 na Assembleia Legislativa de Minas Gerais


Proibir as concessionárias de serviços públicos de interromper o fornecimento de água e energia elétrica está entre as principais preocupações nas casas legislativas. Também aparecem de forma recorrente entre as proposições já apresentadas a prorrogação de prazos para cumprimento de obrigações contábeis e fiscais e a autorização ao poder executivo para conceder auxílio financeiro temporário a certos grupos, como trabalhadores informais, beneficiários de programas sociais e microempreendedores.


 


Algumas proposições podem contribuir para minimizar os impactos da pandemia para os setores de comércio e serviços, como o PL 739/2020, apresentado na Câmara dos Deputados, que autoriza a compensação dos dias de trabalho aos sábados e feriados. Outra medida que pode ajudar na reestruturação das empresas é o PLP 29/2020, que isenta por 3 (três) meses as micro e pequenas empresas de pagar impostos e contribuições relativos ao Simples Nacional. 


 


Por outro lado, também foram apresentadas proposições legislativas que criam obrigações para os empreendedores, a exemplo dos PLs 1578, 1586 e 1671/2020, em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e o PL 717/2029 em tramitação na Câmara dos Deputados, que obrigam os estabelecimentos comerciais a instalarem dispensadores de álcool em gel para uso dos clientes. Sem precisar de lei, a maioria dos nossos estabelecimentos já adotou esta medida.


 


A grande maioria dos projetos de lei já apresentados aguarda o despacho dos Presidentes das respectivas casas legislativas. Portanto, ainda não se sabe o caminho que cada PL percorrerá no parlamento. O procedimento adotado na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais tem sido o mesmo: o Colégio de Líderes analisa as propostas e, se consideradas urgentes, vão direto à Plenário para votação remota. 


 


CLIQUE AQUI para ter acesso ao relatório completo das proposições.

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …