Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

CDL/BH participa de audiência pública sobre prejuízos na Avenida Silviano Brandão

Apoio ao Comércio

A CDL/BH, representada pelo coordenador Institucional, Joel Souza, participou na tarde desta quinta-feira (18), de uma audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, de autoria do Vereador Leonardo Mattos, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, sobre o uso, a ocupação, a acessibilidade, a política fiscal e a segurança da Avenida Silviano Brandão e seu entorno.


 


No início deste ano, a BHTrans implementou uma mão inglesa no trânsito da avenida, e desde então uma série de problemas surgiu, como prejuízos no comércio pela redução do acesso à Avenida, acidentes, por falta de sinalização, mudanças na carga e descarga das mercadorias, obrigando os caminhões a transitarem por ruas que não suportam esse tipo de veículo, entre outros.  


 


Diante disso, a presidente da Associação do Polo Moveleiro Silviano Brandão, Eliana Reis Faria, apresentou na audiência uma série de reivindicações para minimizar os problemas, entre elas: 


 


– Implantação de sinalização, indicando os acessos ao bairro e a existência da mão inglesa, além da impossibilidade de conversão à direita na Av. Silviano Brandão;


– Realização de correções geométricas nos passeios da esquina da Rua Stela de Souza com Rua Silveira;


– Implantação de um traffic calming (plataforma elevada) em frente ao número 228, assim como pavimentação específica;


– Alteração da canaleta que foi executada na transição para a mão inglesa e que não está drenando corretamente a água da chuva;


– Acesso de cadeirantes da faixa de pedestres para o passeio no semáforo de transição da mão inglesa;


– Alteração da geometria dos canteiros centrais do fluxo da mão inglesa;


– Retirada da sinalização de acesso exclusivo à Silviano Brandão pela rua Pitangui, sentido centro-bairro;


– Aumento da fiscalização nas vias de acesso à Avenida, uma vez que carros têm estacionando em locais proibidos, dificultando o trânsito, principalmente dos caminhões que passam constantemente por ali.


 


O diretor do sistema viário da BHTrans, Edson Amorin, afirmou que essas demandas serão atendidas. Segundo ele, desde que a mão inglesa foi implementada, uma série de ajustes já foram feitos na região e que as sugestões dos lojistas da Silviano Brandão são bem vindas. 


 


No entanto, a principal demanda do polo moveleiro, de acordo com Faria, não será atendida pela BHTrans: a possibilidade de conversão à direita na Silviano Brandão, para os veículos que vão do Centro pela Av. Cristiano Machado. Segundo Amorin, essa reivindicação não pode ser atendida, pois a Prefeitura de Belo Horizonte vem adotando uma série de medidas no trânsito para privilegiar o pedestre, e ao abrir a conversão para a Avenida, estaria prejudicando a circulação das pessoas. 


 


Para o coordenador Institucional da CDL/BH, Joel Souza, antes de implementar medidas substanciais, o poder público deveria avaliar os impactos econômicos na região.  “Mudanças como essas são importantes para a cidade, mas antes de aplicá-las, o comércio também deve ser ouvido”, disse. De acordo com Faria, 14 lojas já fecharam com os prejuízos causados pelas alterações no trânsito na Avenida.


 


 


Dálcia de Oliveira


Comunicação e Marketing da CDL/BH

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …