Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

CDL/BH promove palestra sobre e-Social

Apoio ao Comércio

O e-Social, projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados, foi o tema central da reunião semanal do Conselho Consultivo da CDL/BH, desta quinta-feira, 23 de junho. O professor Filemon Oliveira esteve presente para apresentar e esclarecer dúvidas sobre o assunto.


 


Filemon explicou que o e-Social vai centralizar todas as informações que os empregadores entregam atualmente sobre seus empregados, hoje distribuídas em várias obrigações acessórias, reduzindo a burocracia.


Por outro lado, exigirá grande esforço de trabalho no início, pois todas as informações sobre os


empregados já devem estar cadastradas antes do início de sua vigência, como dados sobre saúde, segurança do trabalho, riscos ambientais, etc. Outra mudança é que nas admissões, o empregado deve ser registrado no e-Social antes de iniciar as atividades na empresa. O mesmo acontecerá com outros eventos em relação ao trabalhador, que deve ser cadastrado logo após a ocorrência.


 


Filemon aconselha aos empresários que façam uma revisão em todos os cadastros de empregados da empresa, para que o registro no e-Social seja feito corretamente. “Eu sugiro que as empresas insiram em seu regimento interno a obrigação do empregado informar as alterações no seu cadastro assim que ocorram, pois as empresas não têm controle sobre essas informações”, diz.


 


O professor alerta também quanto às mudanças informais referentes a cargos e salários. Toda mudança em relação ao contrato de trabalho deve ser oficializada com um aditivo ao contrato e registrada no e-Social, para evitar ações trabalhistas no futuro.


 


Vigência – O e-Social estava previsto para passar a vigorar a partir de setembro deste ano para as empresas com faturamento acima de R$ 78 milhões e janeiro de 2017 para as demais. No entanto, especula-se que esses prazos sejam postergados para julho de 2017 e janeiro de 2018, respectivamente.


 

Publicações similares

Apoio ao Comércio
30 de abril de 2025
Dia Livre de Impostos: ação contra altas cargas tributárias será no dia 29 de maio 

Objetivo é garantir um ambiente de negócios mais favorável, estimulando investimentos, produtividades e progresso para o …

Apoio ao Comércio
22 de abril de 2025
CDL/BH será patrocinadora da revitalização do Café Nice

Ícone histórico de Belo Horizonte, a cafeteria, inaugurada em 1939, continuará com as portas abertas como …

Apoio ao Comércio
16 de abril de 2025
CDL/BH defende reforço na iluminação pública para segurança e fortalecimento do comércio

Durante audiência pública na Câmara Municipal, entidade sugere medidas como instalação de novos pontos de luz …

Apoio ao Comércio
25 de fevereiro de 2025
Comércio de BH fechou 2024 com crescimento de 2,04%, o maior dos últimos quatro anos

Indicador Termômetro de Vendas, elaborado pela CDL/BH, apontou que o bom desempenho do mercado de trabalho …