Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

CDL Jovem recebe o médico Ricardo Guimarães para falar sobre a saúde no Brasil

Apoio ao Comércio

O CDL Jovem recebeu o fundador e presidente do Hospital Clínica de Olhos e Fundação Hospital dos Olhos, Ricardo Guimarães, para falar sobre o tema “Pioneirismo na área médica”, na reunião quinzenal do grupo, realizada nesta quarta-feira (20), na sede da CDL/BH.


 


Guimarães criticou o atual o sistema de saúde brasileiro que, para ele, deveria se chamar sistema de doença e não de saúde, já que tratamos das pessoas apenas quando elas adoecem. Segundo o médico, temos uma gestão da informação sobre cada um de nós muito frágil, o sistema de dados dos prontuários eletrônicos de cada hospital são isolados, não se comunicam um com o outro e ele defende a criação de um sistema integrado, de modo que ao consultar um médico, ele consiga visualizar todo o histórico de saúde do paciente.


 


O médico destacou o projeto Cidade Médica, que será construído no vetor norte da Capital, no munícipio de Santa Luzia. . A Cidade Médica será um centro internacional de excelência integrada, composto por um complexo de clínicas, faculdades, hotéis e centro de convenções, com o objetivo de contribuir na revitalização da estrutura da saúde no Brasil.  A proposta é que a Cidade Médica seja uma ilha de excelência em cuidados médicos, com pesquisa clínica e conhecimento. A expectativa é que o projeto fique pronto em 2017.


 


Ele também abordou sobre um projeto de sua iniciativa, o Bom Começo, que promove a gestão da saúde no desenvolvimento da criança na escola. Segundo Guimarães, 30% das crianças com problemas de visão levam a evasão, repetência e baixo desempenho. Por meio do projeto, as crianças passam por testes de acuidade visual e auditiva. O objetivo é desenvolver um sistema de triagem e acompanhamento da saúde na escola e criar um sistema de banco de dados central a partir de um cadastro individual.


 


 


Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …