Notícias - 1 de novembro de 2013 Combate a Pirataria e Capacitação do Varejo Apoio ao Comércio Os associados da CDL/BH do segmento Ótico puderam assistir nesta quarta-feira, 30 de outubro, duas importantes palestras voltadas para o setor. Combate a Pirataria, apresentada por Valter Tomazzoni, proprietário da marca de óculos Mormaii e Capacitação do Varejo, ministrada por Letícia Lins, representando o diretor presidente da Abiótica, Bento Alcoforado, foram apresentadas na sede da CDL/BH, com a intermediação do coordenador Davidson Cardoso. Capacitação do Varejo Entre os assuntos expostos, foram apresentadas as carências do seguimento, como a rotatividade de funcionários, ausência de cursos, falta de conhecimento dos profissionais e treinamentos complexos. Letícia Lins apresentou o Objetivo Abiótica, que é atrair profissionais com talentos e qualificá-los, preparar o mercado para as novas demandas, valorizar os profissionais e criar certificados. Lins também apresentou os cursos de Gestor Comercial Óptico, Administrador de Varejo Óptico e de Consultor Óptico, que são totalmente on-line e se dividem em Básico, Intermediário e Avançado. Cada curso tem seis meses de duração, com o custo de R$ 200,00 e 20% de desconto para quem é associado da Abióptica. Os cursos estão disponíveis no site www.saberobioptica.org.br Combate a Pirataria A pirataria é sem a menor sombra de dúvida a conduta que mais viola os direitos da propriedade intelectual e não apenas causa danos ao autor ou titular como também prejudica sobremaneira a sociedade e o consumidor. Adquirir e consumir produtos piratas não pode estar vinculado apenas ao preço barato, porque muitas vezes “o barato sai caro”. Veja na listagem abaixo por que não é indicado comprar produtos piratas. 1 – Quem sofrer algum dano ou prejuízo advindo de um produto pirata não tem direito legal de pedir qualquer espécie de indenização, devolução, ou seja, nenhum dos direitos garantidos pelo Código do Consumidor, até porque o pirata não possui ponto de trabalho fixo. 2 – Muitos produtos piratas causam dano à saúde por não terem obrigação de cumprir as normas de segurança exigidas pela Lei. Não seja imprudente, pois pode colocar você e sua família em risco. 3 – Além disso, a pirataria causa sérios prejuízos ao comércio legal, que não tem como disputar mercado com aquele que não possui nenhuma responsabilidade social. 4 – A pirataria também alimenta o trabalho ilegal, escravizante e degradante, já que não tem nenhuma responsabilidade com os direitos trabalhistas. 5 – O mercado sofre com a pirataria que se aproveita de todo o trabalho de pesquisa, produção, propaganda, investidos num produto novo. Cada vez mais o produto precisa ter valor maior para justificar o risco e os prejuízos causados pela futura pirataria que será realizada. 6 – A pirataria alimenta o comércio ilegal, não incentivando aquele pirata a se transformar em um comerciante legal. 7 – Como a pirataria não possui controle legal, ela é utilizada para sustentar outras atividades ilícitas, como o tráfico de drogas, terrorismo, etc. 8 – O pirata não paga imposto, o Estado não arrecada, não há o retorno para a sociedade através dos investimentos estatais. 9 – Ter sua criação pirateada desestimula o criador que muitas vezes desiste de sua atividade, pois não possui o retorno econômico que sustentaria a sua família. 10 – Não se engane, usar produtos piratas aplicando a “lei de Gerson”, não é ser legal, esperto, bonzinho ou solidário, o pirata não é coitadinho, fruto do sistema… Fonte: Conselho do Estado de Santa Catarina de Combate a Pirataria Publicações similares Apoio ao Comércio 8 de outubro de 2024 Compras de última hora, busca por preço justo e ida às lojas físicas marcam Dia das Crianças em BH Segundo pesquisa da CDL/BH, a movimentação às vésperas da data promete ser grande no comércio da … Apoio ao Comércio 26 de março de 2024 APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças … Apoio ao Comércio 19 de março de 2024 INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024 Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, … Apoio ao Comércio 14 de março de 2024 CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …