Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Comentários discriminatórios ou homofóbicos podem causar demissão por justa causa

Apoio ao Comércio


Como é de conhecimento geral, o racismo e a discriminação são crimes tipificados pela legislação penal vigente, e além de responder criminalmente, se praticadas tais condutas, o TRT – Tribunal Regional da 2º Região decidiu em recente decisão, pela aplicação de demissão por justa causa, após identificada falas discriminatórias e racistas advindas de uma funcionária.


No caso discutido e julgado pelo Tribunal, a funcionária foi demitida após denúncias realizadas pelos colegas de trabalho acerca de declarações que questionariam a autonomia e a credibilidade da raça indígena, além de inferiorizar homossexuais, negros e nordestinos. Entre as manifestações, os colegas de trabalho relataram frases como "os gays se vitimizam", "índios não sabem votar" e "negros são fracos e não seriam bons eleitores".


Na sentença, a funcionária conseguiu reverter a dispensa aplicada por justa causa para imotivada sob a justificativa de que não havia ofensas em suas declarações, apenas opiniões de natureza política sobre determinados grupos sociais. Entretanto, o Tribunal ao analisar o caso entendeu que é livre a manifestação do pensamento, entretanto, “tal liberdade não é absoluta, não resguardando manifestações francamente discriminatórias, racistas e homofóbicas, como as da reclamante.”


Importante esclarecer, que o empregador deve observar as condutas de seus empregados, zelando pela honra, a moral e a boa fama dos mesmos.


Departamento Jurídico – CDL/BH

Publicações similares

Apoio ao Comércio
27 de outubro de 2025
Comércio pode funcionar no domingo, Dia de Finados

CDL/BH orienta sobre requisitos que lojistas devem cumprir O comércio de Belo Horizonte está autorizado a …

Apoio ao Comércio
8 de outubro de 2025
Preço baixo, bom atendimento e qualidade do produto são determinantes para compras no Dia das Crianças

Pesquisa da CDL/BH mostra que para atender às demandas, lojistas vão investir em mídias sociais, facilidade …

Apoio ao Comércio
1 de outubro de 2025
Dia das Crianças em BH: consumidores devem priorizar pagamento à vista e realizar compras de última hora

Pesquisa da CDL/BH mostra que tíquete médio será de R$ 206 e lojas físicas serão o …

Apoio ao Comércio
29 de setembro de 2025
Dia das Crianças abre ‘supertrimestre’ do varejo e deve injetar R$ 2,35 bilhões na economia de BH

Pesquisa da CDL/BH apontou que os lojistas da capital mineira estão otimistas com as vendas e …