Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

COMÉRCIO CELEBRA QUARTA REDUÇÃO DA SELIC NO ANO E AVALIA IMPACTOS PARA 2024

Notícias gerais

Para a CDL/BH a queda da taxa básica de juros pode colocar o Brasil na rota de investimentos estrangeiros, elevar a renda das famílias e impulsionar o varejo

A nova redução da taxa Selic, anunciada há pouco pelo Banco Central, confirma a trajetória positiva do ambiente inflacionário ao longo do ano. Na perspectiva do setor de comércio e serviços da capital mineira, a queda da taxa básica de juros do país abre caminho para uma recuperação econômica gradual em 2024.

“O segundo semestre de 2023 foi marcado pela expansão da indústria e do consumo das famílias, sustentado pelo mercado de trabalho resiliente e também pela desaceleração dos preços livres, que são aqueles mais sensíveis às mudanças econômicas como, por exemplo, despesas com alimentação, habitação, vestuário, que são regulados conforme a oferta e demanda”, explica o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva.

Ainda na perspectiva do dirigente, a quarta redução consecutiva da Selic, irá favorecer o país em aspectos como atração de investimentos estrangeiros, expansão do crédito, do varejo e elevação da renda das famílias. “O Brasil possui grandes oportunidades para 2024, afinal, as empresas mundiais querem diversificar seus fornecedores e reduzir a dependência de países específicos, especialmente aqueles diretamente ligados às tensões geopolíticas. Isso nos traz chances de um reposicionamento nas cadeias globais de suprimentos, aumento dos postos de trabalho, expansão do crédito, das vendas do varejo e aumento da renda, já que o corte nos juros impacta o poder de compra das famílias”, avalia Souza e Silva.

Publicações similares

Notícias gerais
26 de abril de 2024
ESTAMOS DE OLHO: Confira os destaques das casas legislativas de 22 a 26 de abril

Modernização do Código de Posturas; Nota fiscal mineira; Desenrola para pequenos negócios; Regulamentação da reforma tributária; …

Notícias gerais
26 de abril de 2024
CDL/BH MONITORA NO CONGRESSO TRAMITAÇÃO DO PROGRAMA ACREDITA

A CDL já está acompanhando de perto a tramitação no Congresso Nacional do Programa Acredita (MP …

Notícias gerais
24 de abril de 2024
FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO NO FERIADO DO DIA DO TRABALHADOR

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte – CDL/BH informa que o comércio de Belo …

Notícias gerais
24 de abril de 2024
VENDAS PARA O DIA DAS MÃES DEVEM CRESCER 2,8% NA CAPITAL MINEIRA

Montante a ser injetado na economia de Belo Horizonte, no mês de maio, chega a R$ …