Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

COMÉRCIO CELEBRA REDUÇÃO DA TAXA SELIC

Notícias gerais

CDL/BH destaca que decisão irá beneficiar o consumo, diminuir a inadimplência e movimentar datas comemorativas do semestre

Após doze meses de manutenção da Selic em 13,75%, o Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou há pouco a redução da taxa básica de juros do país de 13,75% para 13,25% ao ano. A notícia foi celebrada pelo setor de comércio e serviços da capital mineira. “Vivemos um ano de aperto monetário, com o poder de compra das famílias comprometido, as possibilidades de renegociação de dívidas fragilizadas e crédito caro para empreendedores e lojistas. Esta redução, ainda que longe da ideal, vai trazer fôlego e esperança para este semestre”, avalia o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva.

Na perspectiva do dirigente, além de favorecer o consumo com crédito mais barato e possível redução do preço dos produtos, a queda da Selic também vai contribuir para a diminuição da inadimplência. “Apesar de nos últimos indicadores de inadimplência a capital mineira ter performado melhor que o restante do país, ainda é alto o número de pessoas com contas em atraso. A redução dos juros irá tornar a renegociação das dívidas mais flexível. Somado aos resultados do programa Desenrola Brasil, a tendência é que em curto e médio prazo mais pessoas retornem ao mercado de consumo e aqueçam o comércio”, espera o dirigente.

Os reflexos positivos da redução da taxa Selic aquecem a expectativa para as datas comemorativas do semestre. “A valorização da renda real das famílias, menos pessoas inadimplentes e aquecimento do mercado de trabalho vão impulsionar as vendas de datas como Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Todos esses fatores irão trazer fôlego para 2024”, finaliza Marcelo de Souza e Silva. 

Crédito fotográfico: Marcello Casal Jr/Agência EBC

Publicações similares

Notícias gerais
24 de novembro de 2023
ESTAMOS DE OLHO: CONFIRA OS DESTAQUES DA SEMANA NAS CASAS LEGISLATIVAS

Revisão do Código de Posturas de BH, liberação do horário de funcionamento do comércio, teto de …

Notícias gerais
23 de novembro de 2023
BLACK FRIDAY SEM DÍVIDAS

Expectativa da CDL/BH é que a data movimente a economia da cidade, já que 74,8% dos …

Notícias gerais
23 de novembro de 2023
DECORAÇÃO NATALINA ACESSÍVEL

Oficina no Ponto Cultural CDL vai ensinar a criar enfeites temáticos para a data com materiais acessíveis. …

Notícias gerais
23 de novembro de 2023
MINISTRO DO TRABALHO ANUNCIA QUE A PORTARIA QUE SUSPENDEU A AUTORIZAÇÃO PARA O TRABALHO AOS DOMINGOS E FERIADOS NO COMÉRCIO SERÁ REVOGADA

Nesta quarta-feira, 22, o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, concedeu entrevista informando que a portaria que …