Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Comércio da capital animado com retorno do Arraial de Belo Horizonte

Apoio ao Comércio

O 43º Arraial de Belo Horizonte, realizado a partir do dia 29 de julho, promete agitar o comércio em torno da maior festa junina do país fora da região Nordeste. Com uma expectativa de público flutuante de 140 mil pessoas em todos os dias de evento, o varejo da capital se prepara para atender a uma demanda reprimida em torno da temática. 

“Foram dois anos sem a realização do evento. Este ano, a cidade volta a realizar a festa e, com isso, as lojas que atendem ao segmento como tecidos, calçados, aviamentos, festas e decoração poderão alavancar as vendas, bem como o comércio do entorno da Praça da Estação, onde será realizado o evento”, analisa o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva. A entidade é apoiadora do arraial. 

“Estamos tentando recuperar o tempo perdido em função da pandemia que nos prendeu em casa. Precisamos que os eventos voltem a acontecer e estejam presentes novamente na vida da população de Belo Horizonte, para trazer o público de volta para a rua. Durante dois anos pedimos para as pessoas ficarem em casa, agora pedimos que elas voltem para a rua, pois assim elas se divertem mais, consomem mais e favorecem o comércio”, analisa o prefeito, Fuad Noman. 

O proprietário da loja especializada em aviamentos Mundo dos Armarinhos, Fausto Izac, estima um incremento de 30% nas vendas em torno da festa. “Esse período traz um crescimento de vendas em itens específicos, como rendas, fitas de cetim, passamanaria, tiras bordadas e linhas. Com o retorno do evento, certamente as quadrilhas querem apresentar um novo figurino e isso irá impactar na venda desses materiais”, pontua. 

Incremento no turismo

A tradicional festa na Praça da Estação começa no fim de semana de 29 a 31 de julho, com apresentações de 24 quadrilhas do Grupo de Acesso do Concurso Municipal. Já nos dias 6 e 7 de agosto entram em cena 14 quadrilhas do Grupo Especial. Para avaliar as apresentações, a comissão julgadora levará em conta os seguintes quesitos: conjunto, coreografia, caracterização, marcador e casal de noivos.

As quadrilhas mobilizam diretamente mais de 3,2 mil pessoas em suas apresentações na Praça da Estação, fora as torcidas, familiares e turistas de outros 18 estados que participarão do Concurso Nacional de Quadrilhas, nos dias 13 e 14 de agosto. 

“Iremos receber muitos turistas neste período, com isso a expectativa é que o comércio, junto ao turismo de lazer, seja impactado positivamente. Esperamos uma boa movimentação não só nas lojas e shoppings, mas também nos pontos turísticos”, finaliza Souza e Silva.

Foto: Bruno Figueiredo/Acervo Belotur

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …