Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

COMÉRCIO DE BH ENCERROU PRIMEIRO BIMESTRE DE 2024 COM CRESCIMENTO

Notícias gerais

Movimentação turística e festas do período contribuíram para o resultado positivo. Na análise mensal, fevereiro obteve o melhor desempenho dos dois últimos anos

O setor de comércio e serviços da capital mineira encerrou o primeiro bimestre do ano com crescimento de 1,09%. No mesmo período de 2023, o índice registrou 0,73%. De acordo com o levantamento “Termômetro de Vendas”, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), o bom desempenho dos meses de janeiro e fevereiro pode ser atribuído ao ambiente festivo do Carnaval,  aumento do turismo na cidade e contínua geração de empregos. Também foi reflexo da retomada econômica, do aumento da renda das famílias e da confiança em alta do consumidor. 

“Os grandes eventos que movimentaram a cidade entre dezembro e fevereiro, como Natal, Virada da Liberdade e o Carnaval, foram fundamentais para o crescimento do setor. Além disso, a economia como um todo está se beneficiando da queda da inflação, do aumento da renda disponível e da criação de empregos na cidade”, avalia o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. 

O crescimento dos segmentos do setor, no primeiro bimestre, foram os seguintes: 

  • Supermercados: 5,12%
  • Drogarias e Cosméticos: 5,05%
  • Papelarias e Livrarias: 2,65%
  • Informática: 2,56%
  • Artigos Diversos (óculos, brinquedos, artigos esportivos, bijuterias, joias e instrumentos musicais): 2,1%
  • Eletrodomésticos e Móveis: 1,98%
  • Material Elétrico e de Construção: 1,98%
  • Vestuário e Calçados: 1,97%
  • Veículos e Peças: 0,88%

O melhor fevereiro dos últimos dois anos

Na análise mensal, que compara fevereiro a janeiro, o “Termômetro de Vendas” revela que o setor varejista da capital mineira avançou 0,98%. Esse índice é o melhor para o período nos dois últimos anos, sendo que na análise (Fev.23/Jan.23) houve retração de 0,43% e em (Fev.22/Jan.22), o crescimento foi de 0,13%. 

No período, todos os segmentos, exceto Veículos e Peças (-0,65%), apresentaram resultados positivos. Sendo eles: Drogarias e Cosméticos (6,88%), Supermercados (5,25%), Artigos Diversos (3,78%), Papelarias e Livrarias (3,56%), Vestuário e Calçados (2,33%), Eletrodomésticos e Móveis (1,21%), Informática (1,1%) e Material Elétrico e de Construção (0,94%). 

Drogarias e Supermercados se destacam

A comparação anual (Fev.24/Fev.23) também apresenta um resultado positivo, com o comércio varejista crescendo 0,83%. Já no recorte dos últimos 12 meses (Fev.24/Mar.23), o avanço foi de 1,37%. 

Os destaques dos últimos 12 meses, foram os segmentos de Supermercados (6,33%) e Drogarias e Cosméticos (6,11%). Na sequência estão Papelaria e Livrarias (3,27%) e Informática (3,04%). 

“Esses índices são resultados do mercado de trabalho aquecido, da inflação mais baixa e do ciclo de queda nas taxas de juros que estimularam o consumo das famílias. Nossa expectativa é que a atividade mantenha sua performance positiva, com estabilidade e crescimento  ao longo do ano”, finaliza Marcelo de Souza e Silva.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Publicações similares

Notícias gerais
20 de janeiro de 2026
Crescimento da inadimplência em BH alerta para necessidade de controle financeiro

Alta das dívidas reflete juros elevados e consumo sazonal, aponta levantamento da CDL/BH. Entidade orienta consumidores …

Notícias gerais
19 de janeiro de 2026
Comércio varejista de Minas cresce e reforça cenário positivo em Belo Horizonte

Para CDL/BH, reflexo é positivo para o setor da capital mineira  O comércio varejista de Minas …

Notícias gerais
12 de janeiro de 2026
GOVERNO DE MINAS SANCIONA LEI SOBRE USO DE DADOS DE CLIENTES NO COMÉRCIO

No dia 07 de janeiro, foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais a Lei nº …

Notícias gerais
4 de dezembro de 2025
Natal BH Iluminada 2025: circuito transforma a cidade em um grande palco de experiência e turismo

Projeto democratiza a celebração natalina com atrações gratuitas na Praça Sete e grandes árvores pela capital Belo …