Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

COMÉRCIO DE BH ENCERROU PRIMEIRO BIMESTRE DE 2024 COM CRESCIMENTO

Notícias gerais

Movimentação turística e festas do período contribuíram para o resultado positivo. Na análise mensal, fevereiro obteve o melhor desempenho dos dois últimos anos

O setor de comércio e serviços da capital mineira encerrou o primeiro bimestre do ano com crescimento de 1,09%. No mesmo período de 2023, o índice registrou 0,73%. De acordo com o levantamento “Termômetro de Vendas”, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), o bom desempenho dos meses de janeiro e fevereiro pode ser atribuído ao ambiente festivo do Carnaval,  aumento do turismo na cidade e contínua geração de empregos. Também foi reflexo da retomada econômica, do aumento da renda das famílias e da confiança em alta do consumidor. 

“Os grandes eventos que movimentaram a cidade entre dezembro e fevereiro, como Natal, Virada da Liberdade e o Carnaval, foram fundamentais para o crescimento do setor. Além disso, a economia como um todo está se beneficiando da queda da inflação, do aumento da renda disponível e da criação de empregos na cidade”, avalia o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. 

O crescimento dos segmentos do setor, no primeiro bimestre, foram os seguintes: 

  • Supermercados: 5,12%
  • Drogarias e Cosméticos: 5,05%
  • Papelarias e Livrarias: 2,65%
  • Informática: 2,56%
  • Artigos Diversos (óculos, brinquedos, artigos esportivos, bijuterias, joias e instrumentos musicais): 2,1%
  • Eletrodomésticos e Móveis: 1,98%
  • Material Elétrico e de Construção: 1,98%
  • Vestuário e Calçados: 1,97%
  • Veículos e Peças: 0,88%

O melhor fevereiro dos últimos dois anos

Na análise mensal, que compara fevereiro a janeiro, o “Termômetro de Vendas” revela que o setor varejista da capital mineira avançou 0,98%. Esse índice é o melhor para o período nos dois últimos anos, sendo que na análise (Fev.23/Jan.23) houve retração de 0,43% e em (Fev.22/Jan.22), o crescimento foi de 0,13%. 

No período, todos os segmentos, exceto Veículos e Peças (-0,65%), apresentaram resultados positivos. Sendo eles: Drogarias e Cosméticos (6,88%), Supermercados (5,25%), Artigos Diversos (3,78%), Papelarias e Livrarias (3,56%), Vestuário e Calçados (2,33%), Eletrodomésticos e Móveis (1,21%), Informática (1,1%) e Material Elétrico e de Construção (0,94%). 

Drogarias e Supermercados se destacam

A comparação anual (Fev.24/Fev.23) também apresenta um resultado positivo, com o comércio varejista crescendo 0,83%. Já no recorte dos últimos 12 meses (Fev.24/Mar.23), o avanço foi de 1,37%. 

Os destaques dos últimos 12 meses, foram os segmentos de Supermercados (6,33%) e Drogarias e Cosméticos (6,11%). Na sequência estão Papelaria e Livrarias (3,27%) e Informática (3,04%). 

“Esses índices são resultados do mercado de trabalho aquecido, da inflação mais baixa e do ciclo de queda nas taxas de juros que estimularam o consumo das famílias. Nossa expectativa é que a atividade mantenha sua performance positiva, com estabilidade e crescimento  ao longo do ano”, finaliza Marcelo de Souza e Silva.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Publicações similares

Notícias gerais
10 de junho de 2024
COMPRAS DE ÚLTIMA HORA DEVEM MARCAR DIA DOS NAMORADOS EM BH

De acordo com pesquisa da CDL/BH, lojas de rua e shopping serão os principais locais onde …

Notícias gerais
10 de junho de 2024
PRESIDENTE DA CDL/BH E DO SEBRAE MINAS RECEBE COMENDA ESPECIAL DO MÉRITO MUNICIPALISTA

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e do Conselho Deliberativo do …

Notícias gerais
4 de junho de 2024
DIA LIVRE DE IMPOSTOS TERÁ VENDA DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS E DE HIGIENE COM REDUÇÃO DE ATÉ 50% DO VALOR

Além de alguns itens da cesta básica, serão comercializados produtos como vinho argentino, azeite português, carnes, …

Notícias gerais
4 de junho de 2024
MAIS DE MIL LOJAS EM BH VÃO PARTICIPAR DO DIA LIVRE DE IMPOSTOS

Ação contra altas cargas tributárias será realizada em todo o país e terá produtos com valor …