Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

COMÉRCIO INSATISFEITO COM NOVA MANUTENÇÃO DA TAXA SELIC

Notícias gerais

Para CDL/BH, decisão do Banco Central prejudica, mais uma vez,

consumo das famílias e desenvolvimento das empresas

O setor de comércio e serviços da capital mineira não reagiu positivamente à manutenção da taxa Selic em 13,75%, conforme anúncio do Banco Central. Para a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), o aperto monetário tem desacelerado a economia e deixado o crédito mais caro para empresas e consumidores.

“Ainda que a taxa esteja estabilizada desde agosto passado, ela está em seu nível mais alto desde 2017.  Com isso, o crédito para os empresários está mais caro e eles têm mais dificuldade em investir em seus negócios, além de repassar esse valor para o preço final dos produtos. Por outro lado, as famílias têm dificuldade em cumprir seus compromissos financeiros e são afetadas pelo aumento do crédito rotativo do cartão, que é uma das principais formas de pagamento utilizada pelos consumidores”, explica o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

O dirigente reforçou ainda que o setor de comércio e serviços, uma das principais forças econômicas do país e a maior da capital mineira, espera o fim do aperto monetário. “Destacamos, mais uma vez, a importância de o Banco Central adotar um sistema de controle da inflação mais moderno, que leve em consideração o fato de que o Brasil está em desenvolvimento e com uma economia com muitos pontos frágeis. Este aperto monetário já dura há bastante tempo e o temor é de que o ambiente econômico seja ainda mais prejudicado”, finaliza o presidente da CDL/BH.

Publicações similares

Notícias gerais
24 de maio de 2024
ESTAMOS DE OLHO: CONFIRA OS DESTAQUES DAS CASAS LEGISLATIVAS DE 20 A 24 DE MAIO.

Ampliação de comércio nas ADEs; simplificação do Código de Posturas; 5G nas cidades do interior de …

Notícias gerais
21 de maio de 2024
GASOLINA SERÁ VENDIDA COM VALOR REDUZIDO EM 35% NO DIA LIVRE DE IMPOSTOS

No dia 6 de junho, o litro do combustível será comercializado a R$ 3,76. O abastecimento …

Notícias gerais
21 de maio de 2024
COMÉRCIO DE BH ENCERROU PRIMEIRO BIMESTRE DE 2024 COM CRESCIMENTO

Movimentação turística e festas do período contribuíram para o resultado positivo. Na análise mensal, fevereiro obteve …

Notícias gerais
16 de maio de 2024
DIA LIVRE DE IMPOSTOS JÁ TEM DATA MARCADA

Ação contra altas cargas tributárias será realizada no dia 6 de junho em todo o país. …