Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Como aproveitar ao máximo o seu 13º salário!

Apoio ao Comércio


Há um ano a vendedora Márcia Toledo conta os dias para receber seu 13º. Com uma dívida de R$1.200 no cheque especial, o salário a mais amenizará suas preocupações financeiras. Já para Solange Silva, a história é outra: com as contas em dia, a bancária aproveitará o dinheiro extra para fazer as compras de Natal, investindo o que sobra. Mas, afinal, qual a melhor maneira de gastar esse dinheiro que entra no fim do ano?


A resposta, embora dependa da situação financeira de cada um, sempre deve envolver uma reflexão: eu quero que este dinheiro entre e logo saia da minha conta ou quero que ele melhore minhas finanças? O recebimento do 13º é uma oportunidade não só de arrumar as contas, mas também de aumentar ou iniciar uma reserva, seja para realização de sonhos, seja para pavimentar o futuro. Isso significa que, se você possui dívidas, deve usar o valor para quitá-las. Mas, se não as tem, deve considerar investir o montante, transformando-o em mais dinheiro a longo prazo. Pense que este dinheiro guardado e investido pode ser usado também para as contas de início de ano!


Segundo pesquisa do SPC Brasil, no entanto, economizar o 13º não está nos planos da maioria dos brasileiros. O levantamento mostrou que somente 27% não usarão o dinheiro para compras de Natal, sendo que a maioria (53%) deve gastar parte ou todo o salário extra em presentes. Abaixo, listamos o que considerar antes de sair gastando esse dinheiro, para que assim consiga tomar as melhores decisões.


Avalie sua situação


A primeira coisa que você deve fazer é olhar sua situação financeira. Se tiver dívidas pendentes, quite-as. Se não conseguir se ver livre de todas de uma vez, pelo menos você terá diminuído seu problema. Se esse for seu caso:


1 – Quite as dívidas que têm juros mais altos;


2 – Negocie a dívida com seu gerente ou com o credor. Dinheiro na mão sempre ajuda nessa hora!


3 – Renegocie parcelas. Se não for mesmo quitar o valor total, veja o que pode fazer para diminuir o valor das parcelas e fazer com que elas caibam mais tranquilamente no seu mês.


Liste as despesas de início de ano


IPTU, IPVA, matrícula da escola, entre outras, são despesas que normalmente esquecemos e que, quando surgem, nos pegam de surpresa. Então, reserve parte do seu 13º para esses gastos.


Lembre-se, é fim de ano!


Isso é sinônimo de compras de Natal, Amigos Secretos, almoços e festas de Confraternização. Caso não tenha dívidas, vale reservar parte do dinheiro para tudo isso. Mas lembre-se de ter prudência ao gastar seu dinheiro com presentes e eventos. Uma boa ideia é separar apenas uma porcentagem desse salário para isso e respeitar esse limite.


Prazer, reserva financeira


Você sabia que todo mundo deveria ter uma reserva de emergência? Essa reserva serve para imprevistos. Se você ainda não tem a sua, que tal começar a guardar?


Hora de poupar


Você acaba de descobrir o melhor momento para começar a poupar: fim de ano, com ajuda do 13º . Então, se você não tem dívidas, já conseguiu reservar o dinheiro para emergências e conseguiu guardar um valor para os gastos de fim de ano – entre festas, presentes e despesas – que tal poupar? Para isso, você pode apenas aplicar o valor na poupança ou investir em outros tipos de aplicação. Dessa maneira, garantimos que você vai entrar 2017 com o pé direito!


Fonte: Meu Bolso Felizhttp://meubolsofeliz.com.br/

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …