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Compras de última hora, busca por preço justo e ida às lojas físicas marcam Dia das Crianças em BH

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Segundo pesquisa da CDL/BH, a movimentação às vésperas da data promete ser grande no comércio da capital mineira. Consumidores planejam um investimento médio de R$ 260 com os presentes

A semana que antecede o Dia das Crianças promete ser de grande movimentação nas lojas da capital mineira. De acordo com pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), 75% dos consumidores vão realizar as compras da data nos próximos dias.  

As lojas físicas são as preferidas dos consumidores, totalizando 63,4% das menções. As lojas de rua representam 38,4% e os shopping centers, 23,3%. A busca pelos presentes nos centros comerciais de bairro, feiras e mercados equivale a 15,1%.

Com 52,9% das intenções, os filhos ou enteados serão os principais homenageados, mas não os únicos. também vão ganhar presentes sobrinhos (22,1%), afilhados (16,3%), netos (15,7%), irmãos (3,5%), filhos de amigos (2,9%), primos (2,9%), crianças carentes (1,6%) e bisnetos (0,6%). 

Brinquedos lideram intenção de compras

Os brinquedos surgem como o presente mais citado (61%). Na sequência estão roupas (29,7%), calçados (7,6%), livros (4,1%), eletrônicos (4,1%), acessórios – bijuterias, joias, óculos de sol (2,3%), material esportivo (1,7%), cosméticos (1,7%), dinheiro/PIX (1,7%). 

Em relação aos fatores que influenciam a escolha dos presentes, os entrevistados afirmam que o desejo da pessoa a ser homenageada é o principal (37,8%). O preço justo, atrelado às promoções ocupa o segundo lugar das menções. Qualidade do produto (20,3%), necessidade do presenteado (18,6%), facilidade de troca (1,2%) e indicação de influenciadores digitais (0,6%) também aparecem na lista.

“Os consumidores querem unir o útil ao agradável: produto de qualidade a preço justo. Vale lembrar que o período é marcado por muitas celebrações, por isso, é fundamental que o comerciante ofereça condições especiais e um mix de produtos interessante. Assim ele tem a chance de fazer com que o cliente retorne nas próximas datas”, aconselha o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. 

Para adquirir os produtos, os consumidores entrevistados projetam um gasto médio de R$ 131,14. Como a expectativa é de adquirir dois presentes, o investimento pode chegar a R$ 262,28.  Comparado ao mesmo período de 2023, quando o tíquete médio registrado foi de R$ 118,48 por presente, nota-se um crescimento de 11%. 

“O mercado de trabalho na capital mineira está estável. Com isso, a renda das famílias aumenta e o consumo também. Isso reflete nas vendas das datas comemorativas, pois os consumidores estão dispostos a investir mais”, explica Souza e Silva. 

A forma de pagamento mais utilizada será a à vista (79,1%). Já 20,9% dos entrevistados pretendem utilizar o cartão de crédito e parcelar em até três vezes. As modalidades citadas pelos consumidores são:

  • PIX: 31,4%
  • Parcelado no cartão de crédito: 20,3%
  • À vista no cartão de crédito: 18,6%
  • Cartão de débito: 15,1%
  • Dinheiro: 13,4%
  • À vista no cartão da loja: 0,6%
  • Parcelado no carnê/crediário: 0,6%

Programação especial

Além dos presentes, 45,3% dos entrevistados afirmam que vão realizar algum programa com as crianças. Dentre as opções estão passeio pela cidade em parque, shopping ou praça (26,9%), refeição especial ou churrasco em casa (17,9%), ir ao zoológico (14,1%) e lanche fora de casa (11,5%). Ida ao teatro, cinema ou restaurante foi citada por 9% dos entrevistados. 

Para as comemorações especiais, os entrevistados pretendem gastar, em média, R$ 141,38. Em relação à divisão dos custos, 57,6%  relataram que não irão dividir os valores das celebrações, enquanto 42,4% afirmaram que irão compartilhar as despesas.

Metodologia

A pesquisa da CDL/BH ouviu 201 consumidores da capital mineira entre os dias 10 e 24 de setembro. Ao supor aleatoriedade da amostra, obtém-se um intervalo de confiança de 95% e erro amostral de 6,9%. 

Abaixo, áudios do presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

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