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Compras de última hora marcam Dia dos Pais em BH

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Pesquisa da CDL/BH revela que quase 80% dos consumidores irão às lojas nos dias que antecedem a data. Itens de maior procura são roupas, calçados, cosméticos e acessórios. Filhos pretendem investir, em média, R$ 159 nos presente, um aumento de 29,7% em relação ao ano passado

Os dias que antecedem o Dia dos Pais prometem ser de grande movimentação do comércio da capital mineira. Segundo pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), 78,2% dos consumidores irão às compras às vésperas da data, sendo que 38% vão adquirir os presentes em lojas físicas, 26,8% em shopping center, 4,5% em comércio autônomo e de bairro e 2,2% em feiras livres. As compras pela internet devem ser realizadas por 27,4% dos consumidores. A pesquisa foi realizada com 203 consumidores da capital mineira durante o mês de julho.

“As datas comemorativas levam as pessoas às lojas físicas, pois como elas vão adquirir presentes para outras pessoas, querem ter a certeza de que estão escolhendo o produto certo. Além disso, como muitos consumidores recebem no quinto dia útil, muitos deixarão para efetuar as compras nesta semana. Por isso, a tendência é que a movimentação aumente nos próximos dias”, destaca o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Segundo o levantamento da CDL/BH, 88,2% dos consumidores devem presentear alguém especial na data, dentre eles estão pai (73,7%), marido/pai do filho (16,8%), mãe/avô/irmão/padrasto/sogro (2,8%), tio/padrinho/genro (1,7%), a si mesmo (0,6%), amigo (0,6%), filho (0.6%).

Presentes e pagamento

Os presentes mais citados pelos consumidores são roupas (46,4%), calçados (16,2%), cosméticos (15,1%) e acessórios como relógios, óculos de sol e carteira (7,8%). Também foram citados itens como material esportivo, bebidas alcóolicas, guloseimas, malas, mochilas e bolsas, eletrônicos.

No ano passado, a sequência dos itens mais procurados foi: roupas (58,1%), calçados (27,9%), cosméticos (18,4%), acessórios (11,2%) e bebidas (11,2%) .

A intenção dos consumidores entrevistados é comprar um presente e, para isso, investir R$ 159,91, valor que indica uma alta de 29,7% em comparação com o ano anterior, quando o tíquete médio calculado foi de R$ 123,30.

O tíquete médio dos principais presentes são R$ 119,88 para roupas; R$ 187,93, para calçados; R$ 151,85, para cosméticos e R$ 87,50 para acessórios.

Para quitar as compras, os consumidores devem optar pelas seguintes formas de pagamento:

  • PIX ou Cartão de débito: 24,6%
  • À vista no crédito: 21,8%
  • Parcelado no crédito: 17,9% (média de três parcelas)
  • Dinheiro: 6,7%
  • Parcelado no carnê/crediário: 2,8%
  • À vista no cartão da loja: 0,6%
  • PIX parcelado: 0,6%
  • Parcelado no cartão da loja: 0,6%

Celebração

Para comemorar o Dia dos Pais, 64,8% dos consumidores vão realizar algum tipo de celebração. A principal será uma refeição especial, como o churrasco (78,4%). Na sequência aparecem ida a um bar ou restaurante (12,1%), lanche em casa (5,2%), passeio na cidade (shopping/parque) – 1,7% e cinema (0,9%).

Para aqueles que irão realizar algo especial na data, 77,6% pretendem desembolsar um valor em torno de R$ 148,05; 20,7% alegaram que não terão gastos e 1,7% ainda não sabem quanto irão gastar.

Atenção aos preços

Quando questionados sobre o valor dos produtos em comparação ao último ano, 51,7% afirmam que perceberam um aumento. Já 36,9% notaram um aumento significativo e para 11,3% os valores estão estáveis.

Por essa percepção de aumento dos preços, seis em cada dez entrevistados (64,5%) sempre pesquisam os valores antes de fechar a compra. E para 57,1% o alto preço é um fator que pode atrapalhar a negociação.

Outros pontos delicados no momento da compra apresentados pelos consumidores são: atendimento ruim (44,3%), lojas cheias e com longas filas (29,1%), qualidade dos produtos (22,7%), pouca variedade de produtos (16,7%), valor do estacionamento (12,8%), poucas vagas para estacionar (10,8%).

Preferência por lojas físicas

A pesquisa da CDL/BH revela ainda que, em períodos de datas comemorativas,  a maioria dos consumidores (47,8%) prefere pesquisar e comprar em lojas físicas; 32% opta por pesquisar e comprar em loja online; 14,8% pesquisam em lojas virtuais e compram em lojas físicas e 5,4% pesquisam no físico e compram no online.

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