Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Confira oito características necessárias para ser um bom gestor

Apoio ao Comércio


Existem diferenças entre ser um bom profissional, um bom chefe, um bom líder ou um bom gestor. Então, quando chega a hora de gerenciar uma equipe, o selecionado para o cargo deve ter cuidado para evitar problemas.


“Não existe fórmula pronta para se tornar um bom gestor, sendo que para cada situação se terá que desenvolver características diferentes. Contudo, dois pontos posso afirmar que são imprescindíveis para uma gestão adequada: a paixão pelo que faz e a capacidade de resiliência”, diz Ricardo M. Barbosa, diretor executivo da Innovia Training & Consulting. Para ele, essas duas qualidades são essenciais porque motivam a equipe e ajudam a se adaptar às situações, vencendo as barreiras diárias.


Além disso, Barbosa acredita que bons gestores também devem priorizar outras características. São elas:


1. Capacidade de mediar e resolver conflitos: o gestor deve saber ouvir e mediar os conflitos logos que eles surjam, mas sem tomar partido e buscar que as respostas para os conflitos ocorram naturalmente, trazendo ganhos para corporação. Também deve ter uma postura racional evitando reações que prejudiquem o clima. Discussões ríspidas e muito emocionais devem ser controladas.


2. Iniciativa e pró-atividade: em qualquer empresa, ter iniciativa e pró-atividade dará destaque, mostra que se é engajado e quer crescer. O gestor, por sua vez, não se preocupará apenas com os demais funcionários, mas com todos os concorrentes que existem no setor de atuação. Portanto, agir é imprescindível para fazer os resultados aparecerem.


 3. Autoconfiança: o profissional que quer tomar a frente de uma equipe precisa confiar em si mesmo para tomar decisões, arriscar e buscar novas formas de solucionar um problema que envolve vários setores.


4. Capacidade de reter talentos: mais do que se esforçar para manter talentos na sua empresa, é imprescindível cativar e dar ambições e segurança para que eles queiram continuar no projeto e, principalmente, almejem crescer. Para isso, deve incentivar a aprender e estar perto do núcleo de decisões do negócio.


5. É importante delegar o operacional: um gestor tem como função gerenciar as ações. Assim, se este ficar se dedicando às questões operacionais, perderá tempo e principalmente não estará preparado para sua real função.


6. Conexões e criatividade: o gestor deve estar atento às inovações e mudanças do mundo. Saber aplicar essas inovações ao cotidiano da empresa e ao seu campo de atuação pode levar a um retorno imediato.


7. Controle: o gestor não pode esquecer que ele está no comando e que é possível e aceitável delegar as funções, mas não é adequado entregar todo o processo nas mãos da equipe, por mais competente e confiável que ela seja. Portanto, ele deve estar na frente e criar métodos que possibilite a visibilidade de todos os projetos em andamento.


8. Aprendizagem contínua: o bom profissional busca se capacitar. Sendo assim, é preciso verificar as características com fraquezas e buscar aprender e se desenvolver, para aprimorar o trabalho com o conhecimento adquirido.


 


Fonte: PENSE EMPREGOS

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …