Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Conquista da CDL/BH

Apoio ao Comércio

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, assinou nesta terça-feira, 13 de novembro, o decreto do Código de Defesa do Contribuinte (CDC) durante a solenidade de abertura do Seminário Minas Legal 2012, na Cidade Administrativa Tancredo Neves.

O presidente Bruno Falci e o assessor institucional, Edilson Cruz, representaram a CDL/BH durante a cerimônia de abertura do Seminário. A Entidade foi uma das mais atuantes para a aprovação do CDC.

“Essa era uma reivindicação da CDL/BH perante o governo e depois de várias audiências com o governador, o nosso pedido foi atendido. Para nós, é uma vitória a regulamentação do Código de Defesa do Contribuinte”, afirmou o presidente da Entidade, Bruno Falci.

Regulamentação do CDC

O Código de Defesa do Contribuinte foi criado pela Lei 13.515, de 7 de abril de 2000. Em 2011, a Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei do Governo de Minas com ajustes no texto original da lei, necessários à compatibilização entre os direitos do contribuinte estabelecidos/ratificados na norma e o indispensável controle fiscal que deve ser exercido pelo Estado.

Entre as alterações introduzidas por meio da Lei 19.972, de 28 de dezembro de 2011, está a ampliação da composição da Câmara de Defesa do Contribuinte (Cadecon). A Secretaria da Fazenda coordenou a elaboração da minuta do decreto de regulamentação do CDC, recebendo sugestões e críticas das entidades envolvidas. Várias propostas de iniciativa dos membros da Cadecon foram incorporadas, sendo excluídas aquelas que, submetidas ao rigor jurídico, extrapolavam ou mesmo contrariavam o texto da lei.

Minas Legal

O Seminário Minas Legal integra o conjunto de ações que tem sido desenvolvido para a consolidação do programa. Criado em agosto de 2011, o programa Minas Legal une governo e sociedade na proteção das receitas públicas. A ideia é fazer com que a população compreenda o significado social do tributo, interessando-se pelo acompanhamento da sua aplicação. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância do imposto arrecadado como matéria prima para o atendimento das necessidades da população.

O programa está estruturado em quatro pilares: conscientizar a sociedade sobre a gestão fiscal, a chamada educação fiscal; reprimir as práticas ilícitas como a sonegação e a pirataria; valorizar, incentivar e premiar ações cidadãs, como a exigência do documento fiscal (Torpedo Minas Legal); contribuir para o aumento da transparência no trato dos recursos públicos.

O seminário Minas Legal 2012 contará com representantes da sociedade e do governo estadual. Pela manhã, participarão dos debates os advogados tributaristas Marciano Buffon e Marciano Seabra de Godoi, além do advogado-geral adjunto do Estado, Alberto Guimarães Andrade. O secretário de Fazenda, Leonardo Colombini, será o coordenador da mesa.

No período da tarde, os participantes serão o economista Raul Velloso, o cientista político Fernando Filgueiras, o representante do Instituto Ethos Felipe Saboya, a secretária de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, o controlador-geral do Estado, Plínio Salgado, e a ouvidora-geral do Estado, Célia Pitchon. A mediação será do jornalista Alexandre Machado.

Fonte: Agência Minas

Publicações similares

Apoio ao Comércio
10 de outubro de 2024
Última chance para motociclistas realizarem curso de pilotagem defensiva gratuitamente em 2024

Aulas serão realizadas até 30 de novembro e as vagas são limitadas. Na capacitação serão ensinadas …

Apoio ao Comércio
10 de outubro de 2024
Última chance para motociclistas realizarem curso de pilotagem defensiva gratuitamente em 2024

Aulas serão realizadas até 30 de novembro e as vagas são limitadas. Na capacitação serão ensinadas …

Apoio ao Comércio
10 de outubro de 2024
Comércio de BH poderá funcionar no próximo sábado, 12, feriado de Nossa Senhora Aparecida

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte – CDL/BH informa que o comércio de Belo …

Apoio ao Comércio
8 de outubro de 2024
Compras de última hora, busca por preço justo e ida às lojas físicas marcam Dia das Crianças em BH

Segundo pesquisa da CDL/BH, a movimentação às vésperas da data promete ser grande no comércio da …