Notícias - 3 de janeiro de 2020 Consumidor roubado dentro da loja, qual a responsabilidade do lojista? Apoio ao Comércio As decisões nos tribunais brasileiros não são unânimes quando o assunto é a responsabilidade do lojista em caso de assaltos a consumidores dentro da loja. Contudo, recentemente, um Juiz mineiro entendeu que o estabelecimento comercial não responde por assalto ocorrido dentro da loja e que tenha causado danos ao consumidor. Alegando ter sofrido danos morais e materiais, um cliente entrou com ação de indenização contra uma loja, em sua defesa o estabelecimento comercial argumentou que o roubo ocorrido dentro do seu estabelecimento configura caso fortuito, ou seja, evento proveniente de ato humano, imprevisível e inevitável, que afasta do lojista o dever de indenizar. Ao decidir o caso o Juiz entendeu que “o assalto a estabelecimento comercial destinado a comercialização de produtos a seus consumidores é fato absolutamente alheios aos riscos de seu negócio, cabendo ressaltar que não é obrigado a prestar segurança a seus clientes, uma vez que nem mesmo o próprio estado, a quem o dever de segurança é constitucionalmente atribuído, pode ser exigido que se evite cada violação à integridade pessoal de alguém ou que este sofra alguma violência”. Assim, existe o entendimento de que o roubo de um consumidor dentro de uma loja configura caso fortuito, fato imprevisível e inevitável, o que exclui a responsabilidade do lojista em indenizar o consumidor. FONTE: TJMG. Departamento Jurídico – CDL/BH Publicações similares Apoio ao Comércio 8 de outubro de 2024 Compras de última hora, busca por preço justo e ida às lojas físicas marcam Dia das Crianças em BH Segundo pesquisa da CDL/BH, a movimentação às vésperas da data promete ser grande no comércio da … Apoio ao Comércio 26 de março de 2024 APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças … Apoio ao Comércio 19 de março de 2024 INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024 Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, … Apoio ao Comércio 14 de março de 2024 CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …