Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Consumidores acima dos 50 anos lideraram inadimplência em 2014, aponta CDL/BH

Apoio ao Comércio

O indicador do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) apontou índices de elevada inadimplência entre os consumidores acima dos 50 anos, com maior concentração no intervalo de idade de 85 a 94 anos. No mês de dezembro, na comparação com o mês anterior, consumidores de 50 a 94 anos foram responsáveis por 15,67% de registros no SPC da CDL/BH.


 


A economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos, atribuiu o desempenho ao aumento do custo de vida nesta faixa etária. “Despesas com remédios e planos de saúde acabam corroendo a renda destes consumidores”, afirmou. “Além disso, muitos idosos cedem à facilidade dos empréstimos consignados, fator que acaba comprometendo o orçamento financeiro, e, consequentemente, o pagamento de dívidas”, completou.


 


Por outro lado a inadimplência entre pessoas de 18 a 24 anos caiu 13,27% em dezembro na comparação com novembro. A queda também foi apresentada durante todos os meses do ano de 2014. Na faixa etária de 25 a 49 anos a inadimplência cresceu 0,95% em dezembro quando comparado ao mês anterior.


 


A quantidade de pessoas físicas inadimplentes registradas no banco de dados do SPC da CDL/BH no mês de dezembro apresentou queda de 2,24% em relação a novembro. De acordo com a economista da CDL/BH um dos fatores que contribuiu para esta queda é o pagamento do 13º. salário. “A primeira parcela do 13º. salário, paga geralmente em novembro, é direcionada para o pagamento de dívidas”, disse Ana Paula.


 


Na comparação com o mesmo mês do ano anterior (Dezembro de 2013) foi verificado aumento de 0,4% no índice de inadimplência da capital mineira. Mesmo que menos expressiva em relação a 2013, foi verificado alta da inadimplência durante todo o ano de 2014. “Esse crescimento no ano é resultado do efeito da combinação de inflação alta e juros elevados”, explicou Ana Paula. “Houve aumento no custo de vida dos brasileiros, principalmente nos preços de alimentos e habitação, levando a uma maior dificuldade em negociar as dívidas e manter as finanças em dia. Sobretudo para os consumidores que possuem dívidas como empréstimos e financiamentos e não fazem o planejamento financeiro, há aumento da inadimplência”, completou.


 


Publicações similares

Apoio ao Comércio
10 de outubro de 2024
Última chance para motociclistas realizarem curso de pilotagem defensiva gratuitamente em 2024

Aulas serão realizadas até 30 de novembro e as vagas são limitadas. Na capacitação serão ensinadas …

Apoio ao Comércio
10 de outubro de 2024
Última chance para motociclistas realizarem curso de pilotagem defensiva gratuitamente em 2024

Aulas serão realizadas até 30 de novembro e as vagas são limitadas. Na capacitação serão ensinadas …

Apoio ao Comércio
10 de outubro de 2024
Comércio de BH poderá funcionar no próximo sábado, 12, feriado de Nossa Senhora Aparecida

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte – CDL/BH informa que o comércio de Belo …

Apoio ao Comércio
8 de outubro de 2024
Compras de última hora, busca por preço justo e ida às lojas físicas marcam Dia das Crianças em BH

Segundo pesquisa da CDL/BH, a movimentação às vésperas da data promete ser grande no comércio da …