Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Convenção do comércio lojista é marcada por tom de otimismo e cobrança de ações de retomada do crescimento

Apoio ao Comércio


O estado da Bahia foi palco da 55ª Convenção Nacional do Comércio Lojista realizada no período de 01 a 04/09 e que reuniu mais de 2,3 mil empresários de todo o país. Na cerimônia de abertura, no auditório Garcia D`Ávila do Complexo Iberostar, na Praia do Forte, apesar dos discursos terem sido, em sua maioria, críticos sobre a situação econômica do país, prevaleceu o tom de otimismo com o futuro próximo. O evento é uma ação conjunta da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), FCDL Bahia (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas) e CDL Salvador.


 


A mesa de abertura contou com a presença dos anfitriões e também de autoridades como o secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcelo Maia, representando o ministro da pasta; o deputado federal Rogério Marinho (PSDB), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e empreendedorismo, que reúne centenas de deputados e senadores; e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, representando o governador da Bahia, Rui Costa. A lista de lideranças e personalidades de diferentes regiões do país incluía o senador do Piauí, Elmano Férrer (PTB), prefeitos, secretários municipais e estaduais, parlamentares, e presidentes de empresas e instituições do segmento econômico.


 


Ajuste – Ecoando o momento político e econômico atual, o presidente da CDL Salvador, Frutos Dias Neto, falou que os momentos difíceis devem ser entendidos como oportunidades de ajustes. “Temos a oportunidade de ajustar o ambiente e crescer na adversidade”, avaliou.


 


O presidente da FCDL Bahia, Antoine Tawil, falou sobre a retomada da confiança do empresário, embora ainda tímida, e da melhora em indicadores econômicos. Ele fez uma breve explanação sobre os últimos dois anos, que foram alguns dos piores para o comércio. Tawil também criticou o peso dos tributos que recai sobre os empresários e a insensibilidade dos poderes públicos nessa questão. “A partir de certo ponto, a cobrança de impostos é inócua, gerando quebra de empresas e desemprego ao invés de aumentar a arrecadação”, alertou.


 


Celeridade – O presidente Honório Pinheiro falou que é bem-vinda a disposição do governo federal de acelerar as ações de ajuste e de incentivo ao crescimento econômico. Baseado na fala do presidente Michel Temer, que cobrou celeridade de seus ministros, ele começou seu discurso com a frase “acelera Brasil que o varejo disparou”.


 


Na opinião de Pinheiro, mesmo com o ano de 2016 ainda castigado pela crise, há sinais claros de melhora nos índices. “Uma vez que o governo federal siga com a disposição de fazer a coisa certa quanto aos compromissos de ajuste fiscal, reformas e corte de gastos da máquina pública, temos motivo para ter certo otimismo”, avaliou.     


Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …