Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

COPOM mantém taxa de juros em 7,25% a.a.

Apoio ao Comércio


Seguindo as expectativas do mercado, o Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central manteve a taxa de juros básica da economia em 7,25% a.a. A manutenção da SELIC já era esperada, tendo em vista duas questões principais: a possibilidade de pressões sobre o nível de preços, no caso de um corte da taxa de juros, ou o impacto negativo sobre o setor industrial e o consumo, no caso de um aumento, posto que as taxas de juros elevadas aumentam o custo de financiamentos, desestimulando os empresários a investir, bem como os consumidores a consumir. Diante disso, o cenário de manutenção torna-se o mais provável.


 


Os últimos resultados do PIB (Produto Interno Bruto) revelaram um crescimento abaixo do esperado pelo mercado para o ano de ntaram quedas de -2,3% e 0,8%, respectivamente, enquanto apenas o setor de serviços cresceu, com aumento de 1,7% em relação a 2011. Do ponto de vista da demanda, o consumo do governo e o consumo familiar apresentaram crescimento de 3,2% 3,1%, respectivamente, enquanto a formação bruta de capital fixo (investimentos em produção da indústria) caiu -4,0%. Vale ressaltar que tais investimentos em produção são geradores de emprego e aumentam a capacidade produtiva nacional, deixando o país menos dependente de exportações. Estes resultados demonstram a importância de medidas de estímulo ao setor industrial, dado seu fraco desempenho. Neste contexto a manutenção de baixas taxas de juros é fundamental, no sentido de estimular os investimentos e consequentemente impulsionar o crescimento do setor. Juntamente com os juros baixos, o Governo Federal iniciou em 2012 algumas medidas como desoneração da folha de pagamentos e redução da tarifa de energia elétrica, que devem trazer impactos positivos para a indústria em 2013. 


 


O PIB de 2012 também evidencia outro aspecto importante: a importância do consumo familiar para a manutenção do resultado positivo do produto nacional. O crescimento de 3,1% no ano de 2012 é decorrente de uma combinação de taxas de desemprego em níveis baixos (4,6% em dez/12 contra 4,7% em dez/11), rendimentos crescentes (passando de R$ 1.749,45 em dez/11 para R$ 1.805,00 em dez/12), ampla oferta de crédito (crescimento de 16,36% do saldo total de crédito em 2012) e baixas taxas de juros, justificando mais uma vez a manutenção da SELIC no patamar de 7,25%. Com isso, comércio seguirá beneficiado com os efeitos positivos dos estímulos ao consumo interno e continuará sendo um dos principais motores da nossa economia.


2012, apresentando variação de 0,9% em relação ao ano anterior. Pelo lado da oferta, os setores de agropecuária e indústria aprese

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …