Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Curso Técnico em Ótica e filial do Conselho Regional do setor em BH

Apoio ao Comércio

A Câmara de Óticas da CDL/BH recebeu nesta sexta-feira (29), o Presidente do Conselho Regional de Óptica e Optometria de Minas Gerais (CROO), Fábio Rocha. Entre vários temas abordados o Curso Técnico de Ótica e uma possível filial do Conselho em BH foram os temas de destaque da reunião realizada na sede da Entidade.

O coordenador da Câmara, Davidson Cardoso, solicitou apoio do Presidente para criação do Curso Técnico de Ótica, devido a grande necessidade de profissionais do setor e a escassez no mercado. “Nós podemos disponibilizar a CDL/BH para dar todo apoio à criação do curso. Somente aqui na Entidade, temos 400 associados de Óticas, que demandam por esses profissionais”, explicou Cardoso.

Entre os diversos associados presentes na reunião, a proprietária da rede de óticas Optical Center, Débora Malta, expos que o Estado exige uma condição que os lojistas não têm como cumpri-la. “Não temos como levar uma pessoa para fazer um curso em São Paulo, devido ao custo, e aqui não tem o curso disponível”, relatou Malta.

Segundo o Presidente do Conselho, a criação do curso é possível, sendo necessário levantamento de custos, número de alunos para cada turma, formas de realização e parceiros. “A Associação de Ópticos de Uberlândia conseguiu o espaço para a realização do curso, diminuiu o valor final, aumentando o número de alunos em cada turma”, citou Rocha, que expos também que o curso foi realizado uma vez por mês durante quatro dias seguidos, num total de seis meses, facilitando a participação de profissionais que já estão no mercado de trabalho.

 

Filial do Conselho Regional de Óptica e Optometria (CROO) em BH

Outro assunto abordado por Davidson Cardoso foi a criação de uma filial do Conselho Regional de Óptica e Optometria na Capital. “Gostaríamos de ver a possibilidade de trazer uma filial para Belo Horizonte, ampliando as condições de ter o mesmo como parceiro e assim aumentando o número de filiados e contribuindo para a melhoria do setor”, disse Cardoso.

Segundo Rocha, a implantação da filial é totalmente viável e o Conselho já vem pensando nessa possibilidade há algum tempo. Ele explicou que o órgão no primeiro momento é visto com certo receio pelas óticas e laboratórios, mas que o objetivo é regulamentar o setor. “O Conselho ajuda na fiscalização, evitando a concorrência desleal para aqueles que trabalham dentro da legalidade, conseguiu que a vigilância sanitária seja feita diretamente pelo município e não pelas regionais, diminuindo a burocracia e estamos tentando a aprovação de um técnico assinar por duas óticas”, pontuou Rocha.

O presidente disse que o Conselho está aberto para discussão e convidou todos os presentes para marcar uma reunião com o maior número de pessoas do setor possível, em que possam agrupar todas as carências e necessidades do setor.

 

Bráulio Filgueiras
Comunicação CDL/BH

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …