Notícias - 23 de abril de 2015 E-commerce é obrigação Apoio ao Comércio ‘E-commerce não é uma opção, é obrigação’, afirma o diretor executivo da Agência Animatto, Gustavo Portes, em palestra ministrada durante a última reunião quinzenal do CDL Jovem. A reunião foi realizada na sede da CDL/BH nesta quarta-feira, dia 22, para dezenas de jovens empresários. Segundo Portes, o e-commerce vem transformando o mundo em que vivemos, e alguns mercados mudaram completamente em função dos novos modelos de negócios propiciados pelas transações comerciais no ambiente online. Exemplos disso são as cooperativas de taxis que perderam grande fatia de mercado após o surgimento de aplicativos como Way Taxi ou Easy; e o mercado da música, que se alterou drasticamente após o surgimento do formato MP3, que pode ser comercializado ou baixado gratuitamente pela Internet e sofre outra mudança agora com tecnologias como o Spotify. E a TV, que é um dos meios de comunicação mais tradicionais, que sofreu poucas mudanças ao longo de sua existência, também não resistirá após a concorrência com Netflix e Youtube. Segundo Portes, o formato de TV aberta como conhecemos hoje deve durar no máximo mais 15 anos. “A grande vantagem é que esses formatos permitem você acessar o conteúdo na hora que quer e não tem comercial”, disse. Portes também salienta que o Youtube possibilita a qualquer um ter o seu próprio canal de TV e muitas empresas já vêm utilizando esta ferramenta para produção e divulgação de conteúdo. E-commerce em números – As vendas online crescem a cada dia. No ano passado, essas transações tiveram 24% de aumento. No Natal, em que o comércio tradicional amargou queda de 2%, o ecommerce teve um crescimento de 30%. Para este ano, em um cenário pouco promissor para a economia, a expectativa é que as vendas devem recuar 1% enquanto que as online crescerão 20%. Diante deste cenário, as empresas que decidirem adotar esta modalidade de vendas devem tomar algumas decisões: 1 – Devo estudar ou experimentar? Portes aconselha que a empresa faça um estudo básico sobre o mercado, concorrentes e comportamento do consumidor antes de implementar o e-commerce. E a empresa deve começar aos poucos, aprender com os resultados iniciais para investir mais no online. 2 – A empresa deve escolher a plataforma de e-commerce que deseja adotar, forma de pagamento, frete e provedor de hospedagem. 3 – O empresário deve definir a estratégia de divulgação da loja online, que é bem diferente da comunicação da loja física. Ferramentas eficientes são as mídias online, anúncios no Google, Facebook, Linkedin e Instagram, e também estratégias de conteúdo, como blogs, e-mail marketing e SMS ou WhatsApp. 4 – Para obter sucesso no online, a empresa precisa pensar em como se diferenciar dos concorrentes. Portes aconselha, por exemplo, a redução do prazo de frete. “Por que não entregar no mesmo dia para os seus clientes que estão sua cidade?”, indaga. Posse Durante a reunião, foi realizada a cerimônia de posse dos novos diretores do CDL Jovem. Três jovens empresários passaram a integrar o grupo. São eles: • Arthur Costa • Júlia Hofman • Matheus Ferraz Dálcia de Oliveira Comunicação e Marketing da CDL/BH Publicações similares Apoio ao Comércio 30 de abril de 2025 Dia Livre de Impostos: ação contra altas cargas tributárias será no dia 29 de maio Objetivo é garantir um ambiente de negócios mais favorável, estimulando investimentos, produtividades e progresso para o … Apoio ao Comércio 22 de abril de 2025 CDL/BH será patrocinadora da revitalização do Café Nice Ícone histórico de Belo Horizonte, a cafeteria, inaugurada em 1939, continuará com as portas abertas como … Apoio ao Comércio 16 de abril de 2025 CDL/BH defende reforço na iluminação pública para segurança e fortalecimento do comércio Durante audiência pública na Câmara Municipal, entidade sugere medidas como instalação de novos pontos de luz … Apoio ao Comércio 25 de fevereiro de 2025 Comércio de BH fechou 2024 com crescimento de 2,04%, o maior dos últimos quatro anos Indicador Termômetro de Vendas, elaborado pela CDL/BH, apontou que o bom desempenho do mercado de trabalho …