Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Eleições 2018 – Saiba sobre o funcionamento do comércio e o direito de voto do empregado

Apoio ao Comércio


No dia 28 de outubro (domingo) serão realizadas as eleições gerais para os cargos de presidente e governador, seguindo as mesmas orientações e recomendações divulgadas para o 1º turno, realizado em 07 de outubro de 2018.


FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO – DIREITO DE VOTO DO EMPREGADO


O comércio poderá funcionar normalmente, entretanto, o empregador deverá conceder prazo suficiente aos empregados que trabalharem neste dia, para exercerem o direito de voto.


FOLGA DE EMPREGADOS OU ESTAGIÁRIOS QUE TRABALHAREM NAS ELEIÇÕES


Empregados ou estagiários convocados para atuarem nas eleições e que efetivamente exercerem a função, terão direito a duas folgas por cada dia trabalhado, tanto no 1º quanto no eventual 2º Turno, mediante comprovação expedida pela Justiça Eleitoral.


 Isso vale tanto para os dias em que ele atuar como mesário como para os dias em que ele estiver participando dos treinamentos.


Não existe uma regra sobre como ou quando o empregado poderá usufruir as folgas a que tem direito, portanto, o ideal é que seja feito um acordo com o empregador, para que não haja prejuízos para as partes.


ATENÇÃO: Se o empregador não conceder a folga prevista na Lei Eleitoral ao empregado, cometerá crime de desobediência previsto no artigo 347 do Código Eleitoral e sujeito à pena de detenção de três meses a um ano e pagamento de 10 a 20 dias-multa.


PROIBIÇÃO DE VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS


Conforme acontece em todos os anos eleitorais, o Senhor Secretário de Estado de Defesa Social de MG, o Chefe da Polícia Civil de MG, e o Comandante Geral da Polícia Militar MG, do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros expedem Resolução Conjunta, proibindo em todo o território Estadual de MG, a venda e a distribuição, a qualquer título, de bebidas alcoólicas, bem como a queima de fogos, mas até o momento, tal Resolução ainda não tinha sido expedida.


Aguardamos a publicação da referida norma e divulgaremos os detalhes quando efetivamente disponibilizado.


Fonte: Departamento Jurídico – CDL/BH


Data de publicação: 26/09/2018

Publicações similares

Apoio ao Comércio
18 de agosto de 2025
CDL/BH e Defensoria Pública disponibilizam vagas de emprego para pessoas em vulnerabilidade econômica e social

Objetivo é conectar as oportunidades de trabalho disponíveis no setor de comércio e serviços aos cidadãos …

Apoio ao Comércio
18 de agosto de 2025
Comércio comemora a sanção da Lei Municipal de Liberdade Econômica

CDL/BH acompanhou a votação e mobilizou os vereadores para garantir a aprovação do Projeto de Lei A …

Apoio ao Comércio
8 de agosto de 2025
Dia dos Pais em BH terá lojas cheias às vésperas da data e almoço em família

Gastos com presentes e comemoração devem ficar em torno de R$ 500 A celebração do Dia …

Apoio ao Comércio
28 de julho de 2025
Circuito Liberdade ganha nova atração

Galeria Rampa, do Ponto Cultural CDL, inaugura o painel “Grande balcão belo-horizontino”, uma homenagem ao comércio, …