Notícias - 1 de abril de 2015 Eletrônicos foram os produtos mais comprados pela internet em 2014, aponta SPC Brasil Apoio ao Comércio Cerca de 27 milhões de pessoas compraram pelo menos um produto eletrônico na web no ano passado, com ticket médio de R$ 781. A maior parte das compras é feita pelo público masculino e jovem. Um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) sobre consumo virtual estima que, dentre os produtos comprados pela internet, os eletrônicos são os mais adquiridos. No ano passado, 26,8 milhões de pessoas compraram pelo menos um produto dessa categoria virtualmente, o que corresponde a 61% dos consumidores virtuais. Entre os homens, esse percentual chega a 71%. O valor médio desembolsado com cada compra foi de R$ 781. A categoria de eletrônicos é composta por computadores, notebooks, tablets, câmeras digitais, celulares etc. A maior parte das compras é feita em sites nacionais (88%) Os consumidores virtuais mostram índice de satisfação de 92% e são motivados, sobretudo, pela necessidade e oferta imperdível. Apenas 9% dos consumidores relatam problemas com as compras de eletrônicos feitas pela internet. O principal motivo foi entrega fora do prazo (3%). “Esse tipo de produto costuma ter um valor agregado tão alto, que o consumidor prefere comprá-lo pela internet para poder pesquisar bastante e procurar o menor preço”, avalia Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil. Acessórios para celulares e tablets Além dos produtos eletrônicos, fazem parte do segmento pesquisado também os acessórios para celulares, tablets etc. O estudo mostra que, em 2014, 29% dos consumidores virtuais afirmam ter comprado acessórios para tablets e celulares pela internet, algo estimado em 12,7 milhões de pessoas. A maior parte dessas compras é feita em sites nacionais (46%) e está associada a pessoas jovens e do sexo masculino. O índice de satisfação entre os consumidores de acessórios é de 88%. Apenas 14% tiveram algum problema. O principal motivo foi entrega fora do prazo (7%). Principais motivos da compra da categoria O principal motivo de compra apresentado pelo estudo é a necessidade, segundo os próprios entrevistados. 45% dos pesquisados precisavam muito do eletrônico ao adquirir virtualmente. Já os acessórios, 48% compraram por necessidade. Em seguida, uma oferta com um preço imperdível é o segundo motivo que conquista os consumidores. Consumo de eletrônicos na internet Segmento Total de consumidores em 2014* Ticket médio da compra Índice de satisfação Índice de rejeição Índice de problemas Média do Segmento 29.587.616 R$ 624 90% 1% 12% Eletroeletrônicos 26.756.038 R$ 781 92% 2% 9% Acessórios para celular ou tablet 12.720.084 R$ 164 88% 4% 14% *em milhões Metodologia A pesquisa foi realizada em janeiro de 2015. Foram ouvidas 676 pessoas das 27 capitais brasileiras, com idade igual ou superior a 18 anos, de ambos os sexos, de todas as classes sociais e que já fizeram alguma compra virtual. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais e a confiança é de 95%. Fonte: SPC Brasil Publicações similares Apoio ao Comércio 19 de outubro de 2023 CONFIRA QUAIS SÃO AS INTENÇÕES DE COMPRAS DOS CONSUMIDORES PARA A BLACK FRIDAY 2023 Com o objetivo de sondar as expectativas de vendas para a Black Friday 2023, e te … Apoio ao Comércio 26 de setembro de 2023 EXPECTATIVA DE MERCADO PARA O DIA DAS CRIANÇAS 2023 Com o objetivo de sondar as expectativas de vendas para o Dia das Crianças 2023, elaboramos … Apoio ao Comércio 25 de setembro de 2023 CDL/BH APRESENTA PROPOSTAS PARA MINISTÉRIO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA A entidade propôs emendas para dar destaque maior às atividades de Comércio e Serviços nas MPEs … Apoio ao Comércio 25 de setembro de 2023 PARA COMÉRCIO, REDUÇÃO DA SELIC VAI IMPULSIONAR VENDAS DO SUPER-TRIMESTRE CDL/BH acredita que crescimento da economia poderá ser mais robusto com nova taxa O setor de comércio …