Notícias - 25 de fevereiro de 2016 Empresa é condenada por cancelar compra online sem justificar ao consumidor Apoio ao Comércio A 27ª Câmara Cível do Consumidor do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), modificando decisão proferida em Primeira Instância, condenou determinada rede de supermercados a indenizar consumidor, em R$3 mil, pelos danos morais sofridos em razão do cancelamento injustificável de compra realizada no site da empresa. Conforme versão apresentada pelo autor da ação, 10 dias após a compra de um computador, recebeu em seu e-mail a informação de cancelamento da negociação e estorno dos valores pagos, sem que lhe fosse apresentada qualquer justificativa. Em sua defesa, a empresa alegou que o cancelamento ocorreu em razão da existência de erro na oferta, tendo em vista que o valor correto do produto seria 77% superior ao valor divulgado no site. Entretanto, os desembargadores entenderam que houve falha na prestação do serviço pela empresa, uma vez que esta deixou de prestar esclarecimento dos fatos ao consumidor, sendo certo que, nos termos do artigo 14 da Lei 8078/90 (CDC), o fornecedor de serviços responde objetivamente pela reparação dos danos causados aos consumidores por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição. Além da indenização por danos morais, a empresa foi condenada também a restabelecer o contrato de compra e venda nas mesmas condições anteriores, tendo como fundamento o artigo 30 do código de defesa do consumidor (CDC), segundo o qual “toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado”. Amaralina Queiroz Advogada CDL/BH Publicações similares Apoio ao Comércio 8 de outubro de 2024 Compras de última hora, busca por preço justo e ida às lojas físicas marcam Dia das Crianças em BH Segundo pesquisa da CDL/BH, a movimentação às vésperas da data promete ser grande no comércio da … Apoio ao Comércio 26 de março de 2024 APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças … Apoio ao Comércio 19 de março de 2024 INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024 Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, … Apoio ao Comércio 14 de março de 2024 CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …