Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Empresários querem atrair mais eventos culturais para Savassi

Apoio ao Comércio

Mais de 40 lojistas se reuniram nesta quinta-feira, dia 7 de julho, para discutir o projeto de lei 403/2013, de autoria do vereador Tarcisio Caixeta (PT), que autoriza a realização de atividades culturais e artísticos nos quatro quarteirões fechados da Praça Diogo Vasconcelos, mais conhecida como Praça da Savassi. Atualmente a legislação municipal permite apenas a realização de eventos no quarteirão fechado da Rua Pernambuco. O encontro foi promovido pelo Conselho Regional CDL Savassi.

Durante a reunião, o vereador Tarcisio Caixeta explicou que a proposta do projeto é apenas a realização de eventos de baixo impacto na região como exposições de artes, fotografia e cinema e apresentações de música, dança e teatro. “A Savassi já é uma referência cultural para a cidade. Nosso objetivo é fomentar ainda mais essa vocação local para atrair mais frequentadores à região”, afirma.

O projeto de lei ainda propõe um horário específico para a realização desses eventos. Nos fins de semana, o período liberado é de 10h às 22h. Já de segunda a sexta-feira, as atividades devem ocorrer em um horário que não provoque transtornos para o trânsito e para o comércio local. Mas para que esse critério seja respeitado, uma comissão entre os empresários e integrantes da Prefeitura de Belo Horizonte deve ser formada para a análise dos pedidos de eventos na região.

O diretor do Conselho Regional CDL Savassi, Alessandro Runcini, acredita que, se aprovada, a lei dará um novo fôlego ao comércio local, pois permitirá que mais pessoas conheçam a região. “Com isso, as vendas do varejo tendem a crescer”, afirma.

O projeto de lei está em tramitação pelo 2º turno. Somente se aprovado, será encaminhado para avaliação do prefeito Marcio Lacerda.

Rede de Comerciantes Protegidos – Outro tema abordado na reunião do Conselho Regional CDL Savassi foi a mudança no termo de adesão dos empresários da região à “Rede de Comerciantes Protegidos”.

Agora para participar do sistema que, utiliza o aplicativo WhatsApp para troca de informações sobre segurança, o comerciante tem que informar seu  RG, endereço e telefone da loja. O preenchimento da ficha de adesão só poderá ser feito pessoalmente junto à CDL/BH ou à Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). E cada loja poderá cadastrar apenas duas pessoas na “Rede de Comerciantes Protegidos”. O Tenente da 4ª Cia da PMMG, Leonardo Campos, explica que essas alterações se fizeram necessárias para a garantia da segurança dos próprios membros do grupo e também para a melhor atuação dos militares. 

O sistema pioneiro na capital, implantado em 22 de outubro em parceria da CDL/BH com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), conta atualmente com a adesão de 256 empresários da Savassi. Para participar da “Rede de Comerciantes Protegidos”, o empresário deve entrar em contato com a CDL/BH através do telefone: (31) 3249-1642.

Publicações similares

Apoio ao Comércio
9 de junho de 2026
Vendas para o Dia dos Namorados devem ganhar força nesta semana em Belo Horizonte

Pesquisa da CDL/BH apontou que seis em cada dez consumidores irão comprar o presente nos próximos …

Apoio ao Comércio
5 de junho de 2026
Dia dos Namorados deve movimentar comércio de BH com gasto médio de R$ 264 por presente 

Valor previsto pelos consumidores é 42% maior que em 2025; roupas, cosméticos e calçados lideram a …

Apoio ao Comércio
2 de junho de 2026
CDL/BH esclarece sobre funcionamento do comércio na capital mineira no feriado de Corpus Christi, 4 de junho

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) informa que o comércio da capital mineira …

Apoio ao Comércio
1 de junho de 2026
Copa do Mundo deve movimentar consumo de alimentos, bebidas e itens temáticos em BH

Pesquisa da CDL/BH mostra que mais da metade dos consumidores pretende acompanhar os jogos. Comércio aposta …