Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Estacionamento em frente a farmácias

Apoio ao Comércio


Entrou em vigor a Lei nº 10.518/2012, no dia 26 de julho passado, que autoriza o estacionamento gratuito de veículo de cliente em frente a farmácias e drogarias do Município de Belo Horizonte.


Entretanto, existem regras para que os consumidores se beneficiem desta determinação.


Quando o cliente estiver em compras, deve ser respeitado o prazo máximo de 10 (dez) minutos de estacionamento e o mesmo deve acionar o pisca alerta nesse período.


Entretanto, a regra não é absoluta, ou seja, nos locais em que são proibidos o estacionamento e a parada de veículos, desde que a via pública seja classificada como arterial e coletora, assim deve continuar. Da mesma forma continuam proibidos em frente a estabelecimento localizado em esquina e em local que já é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro.


A autorização do estacionamento gratuito é válida para os dias em que os estabelecimentos comerciais estejam funcionando, sendo que não existe tal proibição nos demais dias.


Deverá haver sinalização em frente às farmácias e a Lei publicada estabelece que, com relação às despesas pela confecção e a colocação das placas de sinalização, esta será suportada pelos proprietários dos estabelecimentos comerciais. Já a confecção e instalação, propriamente ditas, serão feitas pelo órgão municipal competente.

Publicações similares

Apoio ao Comércio
18 de agosto de 2025
CDL/BH e Defensoria Pública disponibilizam vagas de emprego para pessoas em vulnerabilidade econômica e social

Objetivo é conectar as oportunidades de trabalho disponíveis no setor de comércio e serviços aos cidadãos …

Apoio ao Comércio
18 de agosto de 2025
Comércio comemora a sanção da Lei Municipal de Liberdade Econômica

CDL/BH acompanhou a votação e mobilizou os vereadores para garantir a aprovação do Projeto de Lei A …

Apoio ao Comércio
8 de agosto de 2025
Dia dos Pais em BH terá lojas cheias às vésperas da data e almoço em família

Gastos com presentes e comemoração devem ficar em torno de R$ 500 A celebração do Dia …

Apoio ao Comércio
28 de julho de 2025
Circuito Liberdade ganha nova atração

Galeria Rampa, do Ponto Cultural CDL, inaugura o painel “Grande balcão belo-horizontino”, uma homenagem ao comércio, …