Notícias - 22 de maio de 2015 Excelência no atendimento, resultados surpreendentes Apoio ao Comércio ‘Excelência no atendimento, resultados surpreendentes’ foi o título de uma palestra ministrada na última reunião quinzenal do CDL Jovem, realizada nesta quarta-feira, 20 de março, na sede da CDL/BH. O grupo recebeu o jornalista e apresentador da TV Balcão, Anderson Veloso, para ministrar o tema. Segundo Veloso, estamos aqui para encantar o cliente, pois ele é a razão de existir das empresas. Para ele, as pessoas compram por vários objetivos, como conveniência, status e outras escolhem uma empresa, independente da forma de pagamento ou outro quesito, mas por conta de um bom atendimento. Pesquisa revela que o mau atendimento é o motivo pelo qual 68% dos clientes deixam de comprar em determinada empresa. “Temos que tomar cuidado para não irritarmos o cliente. Precisamos ouvi-lo para entender seu problema e resolvê-lo”, disse. Para Veloso, atender bem significa satisfazer as necessidades dos clientes. Simpatia, educação, autoconfiança, generosidade, conhecimento sobre os produtos e serviços e um bom português são os quesitos que não podem faltar para vendedores e atendentes. E o segredo para a fidelização do cliente é conhecê-lo bem, estabelecendo vínculos com ele, como por exemplo ouvir suas sugestões e reclamações ou perguntar se ele foi bem atendido. “Quando o cliente é fiel, ele trabalha para a empresa”, disse. Exemplo – Veloso cita os parques da Disney como exemplo em excelência em atendimento e encantamento do cliente. Espalhados em 122 quilômetros de extensão, os parques trabalham todos os sentidos para encantar o cliente: – Visão: todo dia no parque da Cinderela há uma queima de fogos como se fosse réveillon em Copacabana; – Audição: existe uma trilha sonora exclusiva e envolvente por onde os visitantes passam; – Paladar: a Disney tem vários alimentos personalizados, como um sorvete em formato do rosto do Mickey; – Tato: os visitantes podem tocar nos cenários e tirar fotos com os personagens; – Olfato: existe um aroma específico nos parques. Além disso, de acordo com Veloso, a Disney pensa em cada detalhe, como mapas em vários idiomas, contratam muitos brasileiros, já que somos o segundo maior público visitante da Flórida, perdendo apenas para os próprios americanos, e têm uma preocupação extrema em limpeza e manutenção dos parques. Dálcia de Oliveira Comunicação e Marketing da CDL/BH Publicações similares Apoio ao Comércio 8 de outubro de 2024 Compras de última hora, busca por preço justo e ida às lojas físicas marcam Dia das Crianças em BH Segundo pesquisa da CDL/BH, a movimentação às vésperas da data promete ser grande no comércio da … Apoio ao Comércio 26 de março de 2024 APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças … Apoio ao Comércio 19 de março de 2024 INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024 Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, … Apoio ao Comércio 14 de março de 2024 CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …