Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

FAXINA FINANCEIRA E ATENÇÃO AOS DESCONTOS AJUDAM A ORGANIZAR AS CONTAS DO INÍCIO DO ANO

Notícias gerais

Planejamento evita inadimplência e permite criar reserva de emergência. Economista da CDL/BH dá dicas para controle 

 Todo início de ano é marcado por compromissos financeiros inadiáveis como IPVA, IPTU e compra de materiais escolares. Com tantas contas a pagar, é comum que as famílias comprometam parte da renda e, em muitos casos, fiquem inadimplentes ainda no primeiro mês do ano. 

“O planejamento financeiro é fundamental para fugir ou, pelo menos, amenizar esta situação e evitar a inadimplência. Essa atenção vale, especialmente, para a população entre 65 e 90 anos que, em sua maioria, é a principal responsável pelas contas da casa”, alerta o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva. 

A economista da entidade, Ana Paula Bastos, sugere algumas dicas para controlar as finanças neste primeiro trimestre.

Saiba quais são as contas

“O primeiro passo do planejamento é listar as contas e definir a prioridade de pagamento. Calcular as multas e os juros de cada uma delas ajuda a decidir quais serão pagas primeiro”, afirma a economista. 

Aproveite os descontos

“Os órgãos públicos geralmente concedem descontos para pagamentos à vista. Em Belo Horizonte, a prefeitura oferece 6% de desconto para quem quitar o IPTU até o dia 31 de janeiro. Já para o IPVA, o Programa Bom Pagador oferece 3% de redução do valor para os contribuintes que estão regulares há, pelo menos, dois anos. As escolas particulares, em sua maioria, também disponibilizam bolsas de estudos e valores especiais para a atração de novos alunos ou retenção dos antigos. Todos esses descontos têm impacto positivo na renda”, explica Ana Paula Bastos. 

Parcelamento

“Em casos onde não há o desconto para pagamento à vista, o parcelamento sem juros pode valer a pena. Pois, além de diluir o valor e reduzir o peso de uma compra grande, sobra um valor no orçamento que pode ser direcionado para outras aquisições ou quitação de contas”, indica a economista da CDL/BH. 

Faxina financeira

“Aproveitar o início do ano para fazer uma limpeza nas finanças é uma ótima dica para quem precisa se organizar. Exclua os excessos de consumo, adeque suas compras à sua realidade e, se possível, faça uma reserva financeira com o valor que sobrar após a faxina”, finaliza.

Publicações similares

Notícias gerais
21 de fevereiro de 2024
CDL/BH CONSIDERA POSITIVA AMPLIAÇÃO DE HORÁRIO PARA PERMANÊNCIA DE MESAS E CADEIRAS NAS CALÇADAS

O setor de comércio e serviços de Belo Horizonte recebeu positivamente a notícia de que a …

Notícias gerais
19 de fevereiro de 2024
SIMPLES NACIONAL PODE TER DOIS PERÍODOS ANUAIS DE ADESÃO

Está em trâmite na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei Complementar 228/23 que prevê a …

Notícias gerais
19 de fevereiro de 2024
IMPOSTO DE RENDA: CONHEÇA A TABELA DE VALORES ISENTOS EM 2024

De acordo com a Medida Provisória nº Nº 1.202024 publicada em 06/02/2024 e com a Instrução …

Notícias gerais
5 de fevereiro de 2024
PELO SEGUNDO ANO, COMÉRCIO DE BH PODERÁ VENDER BEBIDAS E DISPONIBILIZAR SANITÁRIOS PARA FOLIÕES NO CARNAVAL

CDL/BH conseguiu autorização junto à Prefeitura para que estabelecimentos de qualquer natureza possam ampliar as chances …