Notícias - 7 de abril de 2017 Forno de Minas apresenta trajetória bem-sucedida em plenária CDL Jovem Apoio ao Comércio A empresária Hélida Stael Mendonça, diretora de Desenvolvimento de Pessoas e Gestão Estratégica da Forno de Minas, apresentou a palestra “A Hora da Virada”, na reunião plenária da CDL Jovem desta quarta-feira, 05 de abril, realizada na CDL/BH. Hélida, uma das fundadoras da empresa, questionou os jovens empresários sobre qual o momento certo para dar uma guinada na vida e transformar tudo. Para ela, é necessário sair da zona de conforto e enxergar as oportunidades. Para exemplificar isso, ela relembrou a história de criação da empresa Forno de Minas. A palestrante disse que sua família veio do interior de Minas Gerais e sua mãe sempre fez pão de queijo para familiares e amigos com receita caseira. “As pessoas sempre pediam encomendas para levar, foi quando meu irmão teve a ideia de criar uma lanchonete para vender o pão de queijo e convidou a mim e minha mãe para participar. Eu fiquei receosa, já era formada em psicologia, trabalhava na minha área, mas resolvi aceitar. Esta foi a grande virada na minha vida”, conta Hélida. “No início, nós fazíamos pão de queijo na mão. Comprávamos ingredientes, recebíamos, fazíamos entregas, fazíamos de tudo”, fala a empresária. O sucesso do pão de queijo foi enorme e tiveram que criar uma fábrica de congelados em 1990, e a Forno de Minas se tornou a maior empresa do segmento. Com a chegada da globalização no Brasil, a Forno de Minas acreditou ser o momento de vender a fábrica e a marca para um grupo inglês. A experiência não foi bem-sucedida para a empresa, que perdeu grande fatia do mercado. “O grupo inglês faliu e nos fez uma proposta irrecusável de compra novamente da Forno de Minas. Nós aceitamos e o grande desafio foi reerguer a marca e reconquistar a confiança do consumidor”, pontua. A experência que a diretora de Desenvolvimento de Pessoas da Forno de Minas compartilhou com os empresários é que “nunca devemos economizar com as pessoas” e sempre “investir nelas, por meio de treinamentos, valorização e feedbacks”. “Toda empresa é a cara do dono, devemos criar relacionamento com os colaboradores, investir em treinamento de lideranças, em profissionais”, ressalta. Outra dica é planejar a sua empresa em curto, médio e longo prazo. Ver as oportunidades e riscos e principalmente envolver toda a equipe. “Se a equipe da empresa não for envolvida, todo dinheiro é disperdiçado”. É fundamental também a criação de processos e o investir sempre em tecnologia. “A empresa que não investe em tecnologia para no tempo e é ultrapassada pelos concorrentes”, concluiu. Para os participantes da plenária da CDL Jovem, que vivenciam o desafio de conduzir seus negócios e manter a perenidade das empresas, foi proveitoso conhecer a experiência bem-sucedida da Forno de Minas. Bráulio Filgueiras Comunicação e Marketing Publicações similares Apoio ao Comércio 26 de março de 2024 APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças … Apoio ao Comércio 19 de março de 2024 INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024 Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, … Apoio ao Comércio 14 de março de 2024 CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou … Apoio ao Comércio 26 de janeiro de 2024 EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …