Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Fórum Integrado de Monitoramento do Hipercentro.

Apoio ao Comércio


Na última quarta-feira (05), a CDL/BH participou da reunião do Fórum Integrado de Monitoramento do Hipercentro, coordenado pelo comando da 6ª Companhia do 1° Batalhão da Polícia Militar, que tem o objetivo de monitorar o quadro de ordem social no Hipercentro da Capital e adotar ações conjuntas entre a iniciativa privada e a pública.


A reunião foi realizada no Espaço 104 e participaram, além de representantes da CDL/BH e da Polícia Militar, representantes da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), lojistas e moradores do entorno da Praça da Estação.


O principal ponto da reunião foi a apresentação da Gerente de Assistência Social da Regional Centro-Sul, Bernadete Quirino Duarte. Ela expôs os diagnósticos sobre a população em situação de rua na região, bem como as ações da gerencia para a questão.


De acordo com Bernadete, somente na Praça da Estação existe uma população flutuante de aproximadamente 140 pessoas em situação de rua, sendo a maioria migrante de outros estados e do interior de Minas Gerais. Segundo a gerente, a Centro-Sul é a regional que concentra o maior número de moradores de rua na capital e a rua Aarão Reis, no entorno da Praça da Estação, é uma das que mais concentram esta população.


O assessor Institucional da CDL/BH, Joel Henrique de Souza, destacou que a questão afeta diretamente o comércio da região, que reclama do afastamento de clientes, da insegurança e da sujeira deixada nas portas das lojas. Os lojistas presentes ainda informaram que têm percebido um aumento na presença de criminosos entre os moradores de rua e pediram a presença de um número maior de viaturas na região para prevenir a ocorrência de delitos.


Bernadete explicou a forma de trabalho da gerência regional, que realiza abordagens, nas quais os moradores de rua são identificados e os relatórios são encaminhados aos órgãos de segurança. Ela também destaca que o trabalho da Assistência Social tem a colaboração dos órgãos de saúde e segurança pública.


O Major Wellerson Silva, comandante da 6ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento do Hipercentro, ressaltou a importância do trabalho em rede para a redução da criminalidade. Ele informou que constantemente são realizadas abordagens policiais a fim de identificar a presença de criminosos entre os moradores de rua. Lembrou que não existe um marco regulatório que permita a retirada compulsória das pessoas da rua.


 


Orientação para o comércio


O comércio pode auxiliar as ações voltadas à população de rua, orientando os moradores de rua a procurar o Centro de Referência à População de Rua, da Regional Centro Sul, que fica à Avenida do Contorno, 10852 ou entrar em contato com o Serviço de Abordagem à População em Situação de Rua, de segunda à sexta, pelo telefone 3277- 7642 ou pelo email abordagemcs@pbh.gov.br.


Para o recolhimento de colchões, fogões, barracas ou outros materiais que estejam obstruindo ou sujando as calçadas próximas aos estabelecimentos, a Gerência Regional de Ações Sociais do Hipercentro pode ser acionada pelo telefone 3277-4085.


Já nos casos de agressões, furtos, coações, tráfico e uso de drogas, a Polícia Militar deve ser chamada pelo número 190, ou pode ser feita uma denúncia por meio do número 181 – disque denúncia.


Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …