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Gestão Avançada no Varejo

Atuação Social


O CDL Jovem recebeu o sócio do Instituto Áquila, Newton Alves da Rocha Júnior, que apresentou a palestra Gestão Avançada no Varejo. A apresentação foi durante a reunião quinzenal do grupo, realizada nesta quarta-feira, 01 de julho, na CDL/BH.


Segundo Júnior, é de fundamental importância profissionalizar a gestão das empresas. “A cada um real que nós buscamos ganhar com nosso cliente, fica cada vez mais difícil, devido a diversos fatores”, explica o consultor. Para isso, ele expõe que é necessário dominar os processos, definir metas audaciosas para empresa e para os funcionários, ter uma rotina que gere resultados e tratar a informação de maneira mais precisa.


Júnior diz que algumas perguntas são muitos comuns entre os empresários, como: Qual o volume, preço e mix ideal de produtos? Os produtos que tenho estão no local e no momento certo? Ofertas trazem resultados e quanto tenho que vender a mais para ter lucro? A política atual de desconto da minha empresa gera resultados? Qual a eficácia do meu ponto comercial?


O consultor explica que, para responder essas perguntas, o ideal é dividir a empresa em quatro processos, que são eles: Geração de Receita, Custos da Mercadoria, Outros Custos e Despesas e Capital Empregado.  Júnior fala que é necessário monitorar cada uma dessas etapas.


Uma das formas para fazer isso é tratar as informações que a empresa possui. É importante saber, por exemplo, o número de clientes que vai até a sua loja em determinado período de tempo, qual produto buscavam, quais os produtos mais vendidos, qual a sazonalidade dessa venda.


A partir das informações apuradas, é fundamental traçar estratégias, uma delas seria a de aumento no ticket médio. “Eu presto determinado serviço, qual é o outro serviço que eu posso prestar junto para agregar valor”, explica Newton Júnior. Se um empresário analisa as informações da sua loja e percebe que, de cem pessoas que compram sabonete, nove delas também compram shampoo, uma ideia simples para aumentar as vendas do segundo produto seria colocar ele próximo ao primeiro.


Uma boa gestão da empresa sempre preza pela eliminação dos desperdícios e uma maneira para obter isso é envolver os funcionários. “Pode ser que 90% dos funcionários não participem, mas talvez os 10% que participarem tragam grandes ideias, que contribuam para diminuir os gastos”, afirma Newton Júnior. Outra dica é parametrizar os gastos e sempre questionar o porquê. “Se estou gastando mais energia, é porque estou consumindo mais, qual o motivo desse aumento?”, fala.


E por final, o capital empregado na empresa precisa ser bem analisado. Segundo o consultor, algumas perguntas são básicas, como: Qual o prazo que dou para meu cliente? Quanto o meu fornecedor me dá de prazo? Qual meu giro de estoque? Qual o produto preciso ter mais ou aquele que preciso ter menos na minha loja? Para analisar tudo isso, Júnior explica que é necessário criar uma estrutura de acompanhamento, com plano de ação padronizado, em caso de sucesso, ou de mudança, em caso de reestruturação.


Bráulio Filgueiras

Comunicação e Marketing


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