Notícias -

Gestão estratégica de vendas

Apoio ao Comércio

O CDL Jovem recebeu a visita do especialista em vendas e consultor da HSM Educação Executiva, Edison Talarico, em sua última reunião quinzenal, que aconteceu nesta quarta-feira, 13 de abril, na sede da CDL/BH. Ele ministrou a palestra “Gestão Estratégica de Vendas” ao grupo de empresários.
 
Segundo Talarico, vivemos hoje uma era em que somos pressionados a buscar performance, trazer bons resultados, bater metas, se superar. E para alcançar a performance desejada, é preciso rever processos. Ele afirma que o momento atual é mais racional, as pessoas estão mais focadas em indicadores e gestão, e o empresário deve ser um bom gestor de resultados, mas também precisa ser bom em estratégias, mais analítico, e também em comunicação.
 
Além disso, todo empreendedor deve ter um planejamento claro da empresa para um, três e cinco anos, e revisar esse planejamento a cada semestre, pra saber se está no rumo certo para atingir o que foi traçado, ou se precisa adaptar o planejamento. “Você tem que repensar a estratégia sempre, pois as coisas mudam e o varejo precisa aprender a se planejar”, avalia. Para ele, toda empresa tem por obrigação crescer em três anos. Se ela não começar a apresentar bons resultados logo, é melhor mudar de ramo, pois tem algo errado.
 
Outro ponto destacado pelo especialista é a importância do relacionamento com o cliente.  Para ele, toda empresa deve ter um banco de dados e sempre atualizá-lo, para conseguir analisar o perfil de compra de seus clientes e conhecê-los melhor, para criar estratégias de relacionamento com eles. Esse é o papel do big data, a coleta e tratamento de informações que permitem ao empresário conhecer melhor seus consumidores.  
 
Coworking – Um conceito abordado por Talarico que vem ganhando espaço é o de coworking, ou seja, alianças e parcerias estratégicas nos negócios, até mesmo com seus concorrentes, que podem se unir para efetuar uma compra compartilhada, ou com empresas necessárias ao desenvolvimento da sua, como uma de tecnologia para desenvolver um e-commerce, por exemplo.