Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Governo baixa para 0,9% previsão de alta do PIB, pior resultado em 5 anos

Apoio ao Comércio

Após a retração da economia brasileira no primeiro e segundo trimestres deste ano, o que configura um quadro de "recessão técnica", o governo revisou novamente para baixo a sua estimativa de crescimento para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2014.


Segundo o relatório de receitas e despesas do orçamento federal do quarto bimestre, a expectativa oficial do governo para a expansão do PIB neste ano foi reduzida de 1,8% para 0,9%. Em 2013, a economia cresceu 2,5%.


 


Se a alta de 0,9% for confirmada para todo este ano, será o pior resultado desde 2009 – quando foi registrada uma contração de 0,33% no PIB brasileiro. Naquele momento, a economia brasileira sentia mais fortemente os efeitos da crise financeira internacional.


 


Além disso, para tentar fechar as contas em 2014, o governo anunciou que vai buscar R$ 3,5 bilhões do fundo soberano, uma economia feita em 2008, quando houve excesso de superávit primário (a economia para pagar juros da dívida pública e tentar manter sua trajetória de queda). O recurso será utilizado para atingir meta fiscal de superávit primário, fixada em R$ 99 bilhões para todo o setor público consolidado (governo, estados, municípios e empresas estatais).


 


A redução na estimativa oficial do governo para o crescimento da economia já era esperada mesmo com a queda na previsão do governo, ela ainda está bem acima do que acredita o mercado financeiro. Segundo pesquisa conduzida pelo Banco Central na semana passada com mais de 100 instituições financeiras, a previsão dos analistas dos bancos para o PIB de 2014 está em apenas 0,3% de alta.


 


Para o BC, a economia deverá crescer 1,6% em 2014, mas este valor também deverá ser revisto para baixo na próxima semana – quando sai o relatório de inflação do terceiro trimestre de 2014.


 


Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …